O Ministério Público Estadual (MPE) esteve reunido nesta quarta-feira, 13, com representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec) e com proprietários de laticínios legalizados para discutir sobre a intensificação do combate ao comércio clandestino de produtos de origem animal no Estado.

A reunião foi conduzida pela Promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Consumidor (Caocon), e contou com a presença de 11 proprietários de laticínios de diversas regiões do Estado, além de quatro técnicas da Adapec.

Os proprietários de laticínios reclamaram da concorrência desleal por parte dos produtores clandestinos, que não pagam impostos nem seguem as normas técnicas de produção, o que torna seus produtos mais baratos. Também reclamaram da baixa eficiência dos órgãos fiscalizadores no combate ao comércio clandestino dos derivados do leite e também da carne.

Após ouvir os produtores, a Promotora de Justiça informou que comercializar produtos alimentícios em desacordo com as normas legais, além de expor consumidores a risco, é prática criminosa, passível de punições nas esferas administrativa, cível e criminal. Ainda propôs ações efetivas de combate a essa prática.

Araína Cesárea destacou como medida mais importante o fortalecimento das vigilâncias sanitárias municipais, em termos de capacitação técnica de seus agentes e da cobrança de fiscalizações mais rigorosas e constantes em todos os municípios. Uma segunda reunião no MPE, também nesta quarta-feira, tratou especificamente desse assunto.

Outra medida de combate diz respeito à intensificação das denúncias sobre o funcionamento de laticínios irregulares, que podem ser feitas à Ouvidoria do MPE ou ao serviço Disque Defesa, da Adapec. A orientação é que sejam feitas denúncias detalhadas, sobretudo quanto à localização desses estabelecimentos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCaixa eletrônico de secretaria é arrombado a poucos metros do Palácio Araguaia
Próximo artigoOAB promove, nesta sexta-feira, 15 de abril, curso sobre Carnê-Leão, da Receita Federal