Quatro partidas abrem neste sábado, 9, a 24ª Edição do Campeonato Tocantinense de Futebol, que é organizado pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF). No estádio Nilton Santos, em Palmas, às 18h, jogam Ricanato x Gurupi. No estádio Pereirão, em Paraíso, às 19h30, tem Paraíso x Palmas. No estádio Castanheirão, em Miracema, também às 19h30, se enfrentam Tocantins de Miracema x Araguaína, e no estádio Ribeirão, às 20h15, Tocantinópolis x Interporto.

Oito equipes vão disputar a competição: Tocantinópolis (atual campeão), Interporto (vice 2015), Palmas, Gurupi, Araguaína, Paraíso, Tocantins de Miracema (campeão da segunda divisão) e Ricanato (vice da segunda divisão). De acordo com o regulamento, o campeão garante vaga na Copa do Brasil e Brasileiro da Série 2017. Já o vice-campeão garante a Copa Verde e também uma vaga no Brasileiro da Série D 2017, visto que, a partir deste ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) abriu duas vagas para o futebol tocantinense.

Preparação

Das oito equipes, Interporto e Tocantinópolis foram os clubes que largaram na frente na preparação visando ao Campeonato Tocantinense. O Interporto disputou a Copa Verde e, por isso, começou a treinar no dia 22 de fevereiro. Nos dois jogos que disputou contra o gama (DF) acabou perdendo e sendo eliminado. Já o Tocantinópolis, iniciou sua preparação no dia 29 de fevereiro para a disputa da Copa do Brasil. No jogo realizado na última quarta-feira, 6, a equipe tocantinense empatou por 1 x 1 contra o Juventude (RS) e garantiu a partida da volta dia 26 de abril, em Caxias do Sul.

Já as outras seis equipes começaram mais tarde a preparação, praticamente na segunda quinzena do mês de março.

O Araguaína trouxe o ex-jogador do Vasco e atual técnico, Alex Oliveira, para comandar o clube na competição. Já o Palmas manteve o treinador do ano passado Wilsomar Senna. O Gurupi mais uma vez vai contar com a experiência do técnico Roberto Oliveira, que já conquistou cinco títulos estaduais por clubes diferentes no Tocantins, sendo dois pelo Gurupi (2010 e 2011). O Tocantins de Miracema apostou no técnico Célio Ivan, que já rodou por outros estados, mas tem conhecimento do futebol tocantinense. O Paraíso buscou novamente Wicelmo Rodrigues, que já foi treinador do clube anos atrás e agora mais experiente sonha em levar o time à fase decisiva do Estadual.

Estádios

O Tocantinense será disputado em cinco estádios: Nilton Santos (Palmas), Mirandão (Araguaína), Castanheirão (Miracema), General Sampaio (Porto Nacional) e Resendão (Gurupi).

Desses cinco locais, três são unidades administradas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). São os casos do estádio Mirandão (Araguaína), Castanheirão (Miracema) e Resendão (Gurupi).

Maiores vencedores

As equipes do Palmas e do Gurupi, ambas com cinco títulos, são os maiores vencedores do Campeonato Tocantinense. O Palmas conquistou cinco vezes a competição nos anos de (2000/2001/2003/2004 e 2007). Já o Gurupi faturou os títulos dos anos de (1996/1997, 2010/2011/2012). Diante deste quadro, as duas equipes poderão brigar pelo sexto título, caso cheguem à final do campeonato.

Primeira Rodada

■ Ricanato x Gurupi (18h)

Nilton Santos

■ TEC x Interporto (20h15)

Estádio Ribeirão

■ Paraíso x Palmas (19h30)

Estádio Pereirão

■ Tocantins x Araguaína (19h30)

Estádio Castanheirão

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRicardo Ayres pede investigação da origem de virais difamatórios
Próximo artigoCom ações incisivas, PM intensifica combate ao crime na região norte do Tocantins