A553f815eb47cfA edição 2015 do projeto Sesc Amazônia das Artes se aproxima e, este ano, conta com novidades: o Tocantins será representado por três atrações culturais nos estados onde a ação acontece. Em Palmas, o projeto começa dia 7 de maio e, durante 10 dias, vai disponibilizar para o público tocantinense dezenas de apresentações produzidas na região Norte do Brasil.

O espetáculo teatral “A Poção do Amor”, do Grupo ArtPalco de Araguaína; o show musical “Passarim do Jalapão”, do cantor e compositor Dorivã de Palmas; e a exibição do filme “Da Luz da Vida à Água que Morre”, da cineasta Monise Busquets, também palmense, fazem parte da programação do evento.

O representante do Grupo ArtPalco, George Henrique afirmou que o convite aconteceu após uma apresentação realizada na Mostra Cultura do Sesc – Aldeia Jiquitaia, em Palmas. E, após o convite para integrar a programação do Sesc Amazônia das Artes, o Grupo intensificou os ensaios, iniciou aulas de canto e dança, a fim de melhorar ainda mais a performance dos profissionais. “A expectativa do Grupo é a melhor possível, uma vez que o projeto Sesc Amazônia das Artes proporciona grande visibilidade, aprendizado e troca de experiências entre os grupos participantes. Além disso, percorrer os estados que compõem o Projeto, proporcionará ao grupo crescimento profissional e o contato direto com outras culturas”, afirmou.

Para o cantor e compositor Dorivã, autor e responsável pelo show “Passarim do Jalapão”, essa oportunidade é ímpar na sua carreira. “A expectativa é a melhor possível, ainda mais por ser a nossa primeira viagem musical pela região Norte, Centro Oeste e Nordeste, com essa dimensão de logística. Tocaremos para um público qualificado e sensível, mesmo porque o Sesc tem um trabalho voltado para a formação de plateia para a boa música popular brasileira”, revelou o cantor.

Já a cineasta Monise Busquets, diretora do filme “Da Luz da Vida à Água que Morre”, credita o convite para que seu filme integre a nova edição do Sesc Amazônia das Artes às exibições no CineSesc. “Estamos muito lisonjeados com o convite, pois será uma oportunidade importante de expor o trabalho cinematográfico realizado aqui no Tocantins e também de debater socialmente as políticas energéticas e as implicações de grandes obras na vida das populações tradicionais”. Para a cineasta, “o Sesc Amazônia das Artes um evento de grande importância para as artes produzidas na região Norte, e que reflete os costumes, as ideias e sentimentos das pessoas que vivem em uma região tão diversa socioculturamente. Guardamos conosco uma expectativa muito positiva de poder levar ao público debates importantes e que interferem na vida cotidiana de nossa morada, o Norte do País”, destacou.

Previsto para ter início no mês de abril em Cuiabá (MT), o Sesc Amazônia das Artes tem como objetivo estabelecer um diálogo, troca e conhecimento sobre a arte produzida na região amazônica. Dança, música, teatro, cinema e artes plásticas são as linguagens artísticas que integram a programação do evento.

Na edição 2015, além do Tocantins, que recebe o Projeto no mês de maio, participarão também os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, e mais o Piauí.

Sesc Amazônia das Artes

Sempre resgatando e incentivando a cultura produzida nos estados que compõem a Amazônia Legal, o Sesc Amazônia das Artes busca estimular e difundir a produção artístico-cultural desses estados e por outros que possuem características semelhantes, devido a sua proximidade com a realidade da região.

A circulação de obras nas linguagens de Artes Plásticas, Dança, Música e Teatro é o seu alvo principal. Produção artística essa oriunda dessa região e que atende às necessidades específicas para um melhor desenvolvimento, além de integrar os departamentos regionais do Sesc nos estados que formam a Amazônia Legal.

 

Serviço

Sesc Amazônia das Artes

Data: 7 a 17 de maio

Diversos locais e horários

Informações: (63) 3219-9127 / 9158

Comentários do Facebook
Artigo anteriorServidor poderá se ausentar uma hora três vezes por semana para cuidar da saúde
Próximo artigoTerraPalmas lança edital para venda de 64 lotes comerciais em Palmas