Durante encontro em Tocantinópolis Secretário Adão Francisco defendeu um processo educacional regionalizado
Durante encontro em Tocantinópolis Secretário Adão Francisco defendeu um processo educacional regionalizado
Durante encontro em Tocantinópolis Secretário Adão
Francisco defendeu um processo educacional regionalizado

Durante visita ao município de Tocantinópolis, o secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira, defendeu um processo educacional regionalizado, voltado para as potencialidades locais e focado em oito regiões administrativas. “As escolas precisam trabalhar os instrumentos da riqueza que está na região para fomentar o desenvolvimento regional”, disse o secretário, durante encontros na quinta-feira, 2, com diretores de escolas, na Regional de Educação de Tocantinópolis, e com estudantes e professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Adão Francisco fez um chamamento aos educadores e estudantes para que incorporem os preceitos da educação integral e humanizada que, segundo ele, é o instrumento principal para se alcançar o ensino de qualidade com crescimento econômico sustentável e voltado para as comunidades locais. “O povo do Bico do Papagaio deve ser tratado com suas especificidades. Esta é uma região de camponeses, de vilas e assentamentos rurais, que precisam receber atenção adequada”, disse o secretário.

No encontro com os educadores da Regional de Tocantinópolis, o secretário e equipe presenciaram apresentações artísticas e culturais de alunos da rede estadual e conheceu experiências de sucesso nas escolas. A Escola Estadual de Tempo Integral Professora Aldenora Alves apresentou como novidade intervenções pedagógicas e administrativas, a exemplo da organização sistematizada da rotina escolar e a implementação de estratégias metodológicas, com foco na leitura, produção e raciocínio lógico, bem como no monitoramento do processo de ensino e aprendizagem.

A Escola Estadual de Tempo Integral Darcy Marinho apresentou bons resultados de ações a partir da implantação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI). O professor Ítalo Costa Silveira destacou os macrocampos trabalhados em 2014, com destaque para as artes e o resgate histórico e cultural do município de Tocantinópolis. O trabalho resultou na elevação do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) da escola Darcy Marinho. “Esta é a primeira vez que um secretário vem tão cedo à nossa regional conhecer a realidade e apresentar um novo projeto inovador para a educação do Tocantins”, disse o diretor regional de ensino, Dorismar Carvalho de Sousa.

Encontro na UFT

Na palestra no Campus da UFT em Tocantinópolis, organizada pelas coordenações dos cursos de Pegagogia, Ciências Sociais e Educação do Campo, o secretário Adão Francisco destacou o desenvolvimento de políticas públicas na região nas áreas de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico. O secretário defendeu a inclusão nas escolas do ensino de história e cultura africana e ainda um novo conceito para as escolas do campo. “Vamos construir escolas de referência no campo e levar o conhecimento que irá transformar a realidade de comunidades hoje isoladas”, finalizou o secretário.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEncontro de Dulce com Secad pode levar ao fim da greve dos policiais civis. Decisão sai nesta segunda
Próximo artigoComarca de Xambioá realiza Correição Ordinária