Ministra Kátia Abreu
Ministra Kátia Abreu
Ministra Kátia Abreu

Em reunião com representantes do setor fruticultor, a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) determinou que o Ministério estabeleça um acordo de cooperação com o setor privado para o combate à mosca das frutas nos estados do Amapá e Roraima. Durante o encontro, ela afirmou que, no dia 29 de abril, será lançado o Plano Nacional de Defesa Agropecuária, no Palácio do Planalto.

A ministra disse aos presidentes da Abrafrutas, João Roberto Barcelos, e da Comissão Nacional da Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Tom Prado, que a Defesa Agropecuária e as exportações são prioridades do Mapa. “Também  vamos fazer um ministério sem papel. Já concluímos cerca de 4 mil processos que estavam parados e vamos apresentar novos procedimentos, sem privilégios para ninguém”, acrescentou.

O presidente da Abrafrutas, João Roberto Barcelos, lembrou que, em 2014, outra praga dos pomares, a Cydia pomonella foi erradicada do Brasil.

Recentemente, o Mapa suspendeu a importação de maçã, pera e marmelo da Argentina visando resguardar a segurança da produção brasileira. A medida foi tomada devido à presença da praga, conhecida como traça da maçã, em carregamentos provenientes daquele país. “No entanto, a mosca da carambola preocupa o Amapá”, complementou. Outro item da pauta da reunião foram as exportações de frutas para China e Japão. O setor pleiteia a abertura do mercado dos dois países.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJosi vota favorável ao destaque que exclui empresas públicas do projeto de terceirização
Próximo artigoJustiça declara ilegal tarifa de 80% pelo serviço de esgoto em Tocantinópolis