Foto: Divulgação
Os incentivos do Governo aos produtores favorecem o crescimento da produção de soja no Estado
Os incentivos do Governo aos produtores favorecem o crescimento da produção de soja no Estado

Destaque na produção de soja nos últimos anos, o Tocantins já ultrapassa 800 mil hectares de plantio. Boa logística, condições climáticas favoráveis e os trabalhos de recuperação e ampliação da malha viária estão entre os fatores que fazem com que o Estado mantenha o seu potencial de produção e aumente as perspectivas de produção para o futuro. Ano a ano, o aumento do plantio mostra números animadores com relação ao cenário nacional. Nos últimos 15 anos, o Tocantins teve crescimento de mais de 300% com relação à média no Brasil, de 131%.

Para manter seus investidores, o Governo do Estado tem buscado disponibilizar recursos para financiamento da safra e de equipamentos. Recentemente, R$ 948 milhões foram disponibilizados aos produtores para financiamento da safra, através de termo de conduta assinado entre Estado e Banco da Amazônia.  As capacitações e assistência gratuita aos produtores, por meio do Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins), são também fatores primordiais para o crescimento.

Para o secretário da Agricultura e Pecuária do Estado, Clemente Barros, as parcerias com instituições de pesquisas são também importantes para que a agricultura local seja impulsionada. “Tudo isso permite que o Estado viva um cenário altamente positivo com relação à produção de grãos, a qual represente 60% da economia do Tocantins”, afirmou.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Genebaldo Queiroz, atualmente o Estado representa 2,6% de toda a área plantada no Brasil. Segundo ele, o Tocantins ainda possui grande disponibilidade de áreas de pastagem em processo de degradação e áreas ainda passíveis de serem abertas para novas fronteiras agrícolas, sem infringir o Código Florestal e a Lei Ambiental, preservando suas reservas.

Sendo mantidas as atuais condições de mercado e política agrícola do País, ele acredita ainda que a área plantada de soja no Estado possa chegar a mais de 2 milhões de hectares nos próximos 10 anos. “Corresponderia a um crescimento de, aproximadamente, 150% com relação à área atual. Todos os 139 municípios tocantinenses são contemplados com esse potencial de produção”, ressaltou.

Perfil

O perfil dos produtores de soja no Tocantins é composto por pequenos a médios agricultores, que cultivam entre 500 a 1.000 hectares de áreas plantadas. Conforme Genebaldo Queiroz, a nova cara da produção agrícola do Estado é composta por famílias vindas principalmente da Região Sul do País e grupos empresariais, que abrem leques de investimentos locais.

Para quem vem de fora, a dica é estar atento à Legislação Ambiental, calendário de plantio, além do preparo e da correção do solo. “Resolvendo isso, temos praticamente todas as grandes compradoras de soja instaladas no Estado. O produtor tem ainda um leque de opções, tanto na área do insumo, quanto na hora da comercialização”, finalizou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMarcelo Miranda manifesta pesar pela morte de Raimundo Moreira
Próximo artigoSemana do Movimento incentiva prática de esportes no Tocantins