O Tocantins tem projetado talentos no mundo do esporte, como lutador de jiu-jítsu Roniedson Oliveira
O Tocantins tem projetado talentos no mundo do esporte, como lutador de jiu-jítsu Roniedson Oliveira
O Tocantins tem projetado talentos no mundo do esporte, como lutador de jiu-jítsu Roniedson
Oliveira

Seja ainda na fase amadora ou na profissional, o Tocantins tem projetado talentos no mundo do esporte. Um exemplo mais recente disso é o do lutador de jiu-jítsu de Araguaína Roniedson Andrade de Oliveira, 34, que fez história no cenário internacional. Depois de faturar o título brasileiro em quatro categorias, o atleta tocantinense sagrou-se campeão no Campeonato Mercosul, disputado em Buenos Aires, na Argentina, no fim de semana. O evento reuniu cerca de 600 atletas de diversos países.

Para conquistar novos patamares na carreira, Roniedson contou com o apoio do Governo do Tocantins, que investe no esporte assim como nas demais áreas de formação e qualificação humana e profissional. “Apesar de ainda enfrentarmos dificuldades, sobretudo financeira, na medida do possível apoiamos o esporte, oferecendo entre outras coisas, suporte logístico e técnico, a exemplo dos atletas de categorias como o judô, o jiu-jítsu e o caratê”, disse o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Sallim Milhomem.

Nesta terça-feira, 28, o lutador de jiu-jítsu esteve na Secretaria para agradecer ao apoio, que o fez conquistar o título na categoria super pesado, faixa preta, bem como vice-campeão na categoria absoluto. Conforme informou, foram cinco lutas, sendo quatro vitórias e apenas uma derrota. “Não sou mais zebra, nem desconhecido. Sou um atleta a ser batido”, disse Roniedson, durante encontro com o secretário.

Dedicação

Para manter o ritmo, Roniedson se dedica a uma maratona diária de treinamentos. Conforme destacou, são duas horas de preparação física pela manhã e três horas de treino prático no período da tarde. Esforço árduo para manter um nível de competição que o garante nas principais competições dentro e fora do País.

Depois da conquista no Mercosul, agora, o lutador  almeja competir na Europa. Conseguiu vaga para o Open da Suíça, em maio próximo, e o ADCC 2015, com local a ser definido. A decisão de qual evento disputar depende de patrocínio. Além dessas competições, o faixa preta está confirmado no Sul-Americano, a ser realizado em Belém (PA), em junho.

Lutador de jiu-jítsu há 18 anos, Roniedson tem acumulado títulos na categoria há mais três anos.  No início deste mês, faturou quatro títulos no Brasileiro. Foi campeão Máster faixa preta super pesado e Absoluto sem kimono, além da categorias Super Máster e Absoluto com kimono.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeitura envia nota de esclarecimento sobre ação que pede afastamento de Ronaldo Dimas
Próximo artigoEquipe técnica, expositores e empresários vistoriam área da Agrotins Brasil 2015