Estão participando 144 educadores que irão trabalhar com o “Saberes da Terra”
Estão participando 144 educadores que irão trabalhar com o “Saberes da Terra”
Estão participando 144 educadores que irão trabalhar com o “Saberes da Terra”

Está sendo realizada nesta semana em Araguaína, a 1ª Formação Continuada do programa Projovem do Campo “Saberes da Terra” destinado a educadores e gestores escolares. A capacitação acontece no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína, até a próxima sexta-feira, 17. Participam dos cursos 144 educadores das Diretorias Regionais de Educação de Araguaína, Tocantinópolis, Araguatins, Colinas e Gurupi.

Após a capacitação de 40 horas, os professores iniciarão as aulas do programa Saberes da Terra, que serão realizadas em escolas estaduais e em escolas municipais cedidas pelas prefeituras. Atualmente foram formadas 36 turmas para um programa de estudos de dois anos.

A coordenadora Geral do programa, Lorena dos Santos Silva está acompanhando a formação e explicou que o objetivo é que os educadores conheçam os eixos que norteiam a educação do campo. “Precisamos trabalhar o currículo integrado, no qual o aluno aprenda os conteúdos gerais da educação básica e a parte diversificada como a agricultura familiar. É preciso que os alunos aprendam os conteúdos necessários para o seu desenvolvimento”, frisou Lorena.

O Projovem Campo Saberes da Terra oferece capacitação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação, com currículo diferenciado, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, gerencial, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorA pedido de Valderez, Araguaína ganhará sessão solene
Próximo artigoEm protesto, servidores estaduais irão trabalhar nesta sexta vestidos com roupas pretas