Josi nunes (PMDB)
Josi nunes (PMDB)
Josi nunes (PMDB)

A pedido da deputada estadual Josi Nunes(PMDB) será realizada nesta quinta-feira, 10, às 14 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa, a Audiência Pública que tem o objetivo de levantar os motivos da greve dos profissionais da Educação e mediar o diálogo com o Governo do Estado.

Na manhã desta quarta-feira,09, a deputada juntamente com os parlamentares Carlão da Saneatins(PSDB), Eli Borges(PROS), Amélio Cayres(SD), José Roberto(PT) e Marcelo Lelis(PV), recebeu os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet).

Na ocasião, o Sintet solicitou um prazo para a votação da Medida Provisória n° 11/2014, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações da Educação básica. “Nós estamos pedindo aos deputados que dê mais um prazo para votarem a Medida provisória da educação porque nós queremos conhecer a Emenda e como nós teremos a assembléia da categoria nesta quinta e também a audiência pública, nós queremos apresentar as propostas que nós gostaríamos que estivesse inseridas na Medida Provisória”, explicou o Presidente do Sintet, José Roque.

Um dos pontos que a categoria quer incluir na MP é a gestão democrática para a eleição direta nas escolas. Sobre a reivindicação, a deputada Josi Nunes(PMDB) adiantou que durante a Audiência será formada uma Comissão para apresentar a proposta ao Poder Executivo. “Nós só podemos enviar um ante-projeto mas não temos competência para legislar sobre isso. O governo é quem tem que mandar matéria para a Assembleia. Nós podemos então, já formar uma Comissão, para que seja elaborada uma proposta pra ser apresentada e tentar ver se inclui na media provisória, a gestão democrática para a eleição direta nas escolas”, adiantou.

Vale lembrar que a peemedebista é também, autora da Proposta de Emenda a Constituição Estadual(PEC) que acrescenta ao artigo 124 da Constituição do Estado do Tocantins, o inciso VIII assegurando como princípio do ensino público no Estado do Tocantins, a gestão democrática.

Se aprovada, a PEC irá assegurar a gestão democrática nas unidades públicas de ensino ampliando assim, o debate sobre a realização de eleições diretas para diretores das unidades escolares, como já acontece em alguns Estados como o Rio Grande do Norte, Goiás e Rio Grande do Sul.

(ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSindicatos exigem ao governador, providências urgentes para pagamento de progressões
Próximo artigoPV aprova resolução reforçando que terá candidatura própria de protesto na eleição indireta