Subestação Araguatins
Subestação Araguatins
Subestação Araguatins

No final do mês de abril, a Celtins colocará em operação a Subestação de Energia Elétrica de Araguatins 2, na região no Bico do Papagaio, extremo norte do Estado. A estrutura será responsável por otimizar o nível de tensão da energia para as cidades da região e aumentar a confiabilidade no sistema. A subestação, orçada em R$ 2.490.000,00, está localizada no quilômetro 1,5 da rodovia Transaraguaia.

De acordo com Alberto Araújo Filho, gerente de Projeto e Construção, a subestação será alimentada pela Linha de Alta Tensão de 69 kV oriunda de Imperatriz (MA). “De lá, a energia elétrica será transformada para média tensão – 34,5 kV e 13,8 kV – e será repassada para as linhas de distribuição que chegam até as residências e comércios”, detalha Alberto. Inicialmente, a obra irá atender os municípios de Araguatins, São Bento, Axixá e Sítio Novo. No futuro, Buriti do Tocantins também será beneficiado.

Estrutura

Com área construída de 10 mil metros quadrados, a subestação de Araguatins 2 terá capacidade de 10/12,5 MVA. As obras começaram em agosto de 2013 e estão previstas para serem concluídas no final de abril deste ano.

Segundo o gerente Operações do Sistema da Celtins, Alexandre Lazarin, antes da subestação, o trecho entre Augustinópolis e Araguatins operava com tensão de 34,5 kV. “Agora ela passará a operar com 69 kV, o que melhora qualidade da energia elétrica fornecida”, pontua.

A unidade de Araguatins será totalmente automatizada e telecomandada à distância. Câmeras possibilitarão o acompanhamento e a realização de manobras de segurança durante instalações. Tudo será controlado pelo centro de operação do sistema em Palmas.

Função

 Alberto explica que a principal função de uma subestação é o rebaixamento de voltagem das linhas de alta tensão para média tensão. Além disso, a estrutura é responsável por proteger o sistema, “uma vez que os equipamentos instalados são capazes de detectar falhas e abrir as redes para evitar problemas maiores”, completa Araújo.

(Ricardo Sotero)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCampeonato Municipal de Futebol Feminino: Aldeia Mariazinha vence o Juventude por 3 X 0
Próximo artigoTRE cassa direito de transmissão do PSD por desvirtuamento da propaganda partidária