No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), em parceria com o Instituto Crespas -TO, lança a Campanha “Conscientização”.

Idealizada pela jornalista Maju Cotrim, presidente do Instituto Crespas-TO, a campanha consiste na veiculação vídeos educativos pela TV Assembleia, com mensagens que revelam o preconceito por trás de brincadeiras pejorativas e expressões utilizadas de forma corriqueira e irrefletida por parte da sociedade.

Em alguns vídeos, Cotrim revela que expressões como “Lista negra”, “Da cor do pecado”, “A coisa está preta”, “Negra dos traços finos”, “Pé na cozinha” e “Não sou tuas negas”, dentre outras, são usadas para reforçar estereótipos contra pessoas negras, sempre no sentido de inferiorizá-las.

Em outros vídeos, a jornalista reflete sobre a importância de reconhecer a existência do racismo como fundamental para combatê-lo. “É uma prática comum camuflar o racismo em formas ofensivas de brincadeiras. Normalmente, o próprio racista não admite o seu preconceito, mas age diariamente de forma discriminatória”.

Ainda segundo Maju, os racistas não temem a Justiça porque não enxergam o crime nesse tipo de postura. “O racismo é visto como brincadeira, como “mimimi”, como vitimismo. Então, a falta da seriedade para lidar com o tema, e a negação do racismo, fazem com que, infelizmente, ele continue se perpetuando nas instituições e entranhado na sociedade”, avalia.

Luta por direitos

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial celebra a luta e a conquista dos direitos sociais para todas as raças.

A data faz referência ao “Massacre de Shaperville” (21 de março de 1960), que matou 69 pessoas e feriu outras 186 em Joanesburgo, África do Sul. Na ocasião, uma multidão de cerca de 20 mil pessoas protestava pacificamente contra a Lei do Passe, por meio da qual os negros deveriam portar um cartão de identificação com os lugares nos quais poderiam transitar.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAmélio Cayres saúda novo bispo de Tocantinópolis
Próximo artigoGovernador Wanderlei Barbosa e Presidente do Republicanos Marcos Pereira dão boas vindas a novos filiados do Tocantins