Palmas registrou mais de 30 mil infrações de trânsito nos dois primeiros meses de 2022/Foto: Lia Mara

O relatório da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) aponta que nos meses de janeiro e fevereiro de 2022 foram registradas 31.142 infrações de trânsito na Capital, oriunda dos radares e emitidas pelos agentes de trânsito. Desse total, 22.050 foram por transitar em velocidade superior à máxima permitida e 8.041 por avançarem o sinal vermelho no semáforo.

Em 2021 a frota de veículos licenciados no Município de Palmas foi 214.454, segundo os dados do Departamento de Trânsito do Estado do Tocantins (Detran). E os números da Sesmu anotam que o desrespeito ao limite de velocidade máxima estipulada para a via, mais uma vez, tem destaque e figura como a principal infração de trânsito cometida nos primeiros meses do ano. O número representa 70.8% do total de todas.

Os dados mostram também que existem outras infrações recorrentes como não usar cinto de segurança, parar sobre a faixa de pedestre na mudança de sinal luminoso, conduzir veículo usando aparelho de celular, usar calçado inadequado, dirigir alcoolizado, entre muitos outros.

De acordo com a Diretoria de Recursos e Processamento de Infrações (DPRI), as principais violações, como a prática de alta velocidade, avanço de sinal vermelho e uso do celular ao volante, colocam em risco a vida de todos os envolvidos com a circulação, principalmente o pedestre, a parte mais frágil do contexto.

As cinco principais infrações de trânsito cometidas em janeiro e fevereiro de 2022. A soma do ranking representa 98,69% do total de multas aplicadas nesse período.

Infrações

Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%; entre 20% e 50%; ou acima de 50% do permitido 22.050, ou 70,8% do total.

Avanço de sinal vermelho 8.041 ou 25,82%.

Parar sobre a faixa de pedestre na mudança de sinal luminoso 306 ou 0,98%.

Não usar cinto de segurança 176 ou 0,56%.

Dirigir usando calçado inadequado 168, ou 0,53%.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCom apresença do Governador Wanderlei Barbosa, Presidente do TJ João Rigo prestigia entrega de projeto de regularização fundiária em Araguaína
Próximo artigoAnanás: Homem que matou outro a pauladas nos fundos de bar onde eles bebiam é condenado a 16 anos de prisão