Com o objetivo de prevenir possíveis contaminações pelo novo coronavírus (Covid-19) e, dessa forma, resguardar a saúde dos servidores e da população, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) prossegue com as ações do Plano de Sanitização em prédios da Polícia Civil no interior do Estado e na Sede da SSP-TO. Nestas primeiras semanas do mês de março já passaram pelo procedimento algumas Centrais de Atendimento da Polícia Civil (CAPC’s) do interior, sendo Araguaína, Araguatins, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Dianópolis. Também foram sanitizadas unidades policiais em Pedro Afonso, Sítio Novo, Maurilândia, São Miguel do Tocantins, Itaguatins e Filadélfia.

A base de hipoclorito e água, a sanitização está sendo realizada nas partes externas e internas dos prédios, mas sem comprometer o atendimento à população, que foi mantido normalmente. A medida faz parte das ações da gestão para prevenir a propagação e contaminação pelo novo coronavírus e continuará ocorrendo enquanto houver necessidade. Além da sanitização preventiva, diariamente são higienizadas com álcool 70º superfícies diversas, como maçanetas, corrimão de escada e utensílios dos banheiros.

O Plano

O plano de sanitização para 2021 foi concebido pela Secretaria de Segurança Pública e tem sua execução por meio da Superintendência de Administração e Finanças da SSP-TO, especialmente na Capital e nas Delegacias Regionais no interior. As ações do plano estão baseadas nas necessidades apresentadas pela Delegacia-Geral da Polícia Civil e abrange todas as oito regionais e a Capital. Para execução do plano, a SSP-TO ampliou a aquisição de insumos e implementos, entre os quais pulverizadores, hipoclorito e equipamentos de proteção individual.

O plano de sanitização consiste em um conjunto de procedimentos higiênicos-sanitários que visam garantir a obtenção de superfícies, equipamentos e ambientes com características adequadas de limpeza e baixa carga microbiana residual, evitando a recontaminação de ambientes e superfícies.

Sanitização

A sanitização busca deixar os ambientes de trabalho mais seguros, tanto para servidores quanto para a população, em especial as unidades com atendimento presencial. Ressalte-se que para cumprir os objetivos propostos no plano é necessário que todos adotem as medidas preconizadas pelos organismos de saúde, como lavar as mãos com frequência com sabão e também o uso de álcool em gel, usar máscara e manter o distanciamento.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMP pede esclarecimentos sobre possível insuficiência de medicamentos e insumos nas UPAs de Palmas
Próximo artigoHomem é preso e adolescente apreendido pela PM no norte do Tocantins