Marlene Alves Borges Machado

Assumiu na quinta-feira, 25, o comando do 1º Batalhão da Polícia Militar, a major Marlene Alves Borges Machado. Designada pelo comandante-geral, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, ela é a primeira mulher a comandar uma unidade da Capital. Para a major Marlene, a missão requer muita responsabilidade e ela se diz sentir honrada por representar todas as mulheres da instituição.

A nova comandante do 1º Batalhão, que faz parte do Comando de Policiamento da Capital (CPC), disse que a expectativa é dar continuidade às atividades positivas do comando anterior. “Eu me sinto muito honrada em representar todas as mulheres da instituição. É uma situação de muita responsabilidade, ainda mais, ao substituir um grande comandante, que foi o que passou aqui pelo primeiro Batalhão. Espero contar com a equipe que está aqui, pois ninguém comanda sozinho, é toda uma equipe, desde soldado até o comandante da unidade que faz esse serviço”, ressaltou a major Marlene.

Ser a primeira policial feminina no comando de um Batalhão com a grandeza do denominado Joaquim Teotônio Segurado, simboliza a representatividade às demais mulheres da PMTO. “A minha expectativa é que as coisas continuem fluindo e que a gente consiga imprimir nosso ritmo e contribuir também com a instituição, acima de tudo, com toda a representatividade que isso simboliza”, afirmou.

O Comandante-geral da Polícia Militar Coronel Silva Neto acredita que a mudança demonstra o respeito que a instituição tem com suas policiais femininas que tem conquistado seu merecido espaço em todos os setores da sociedade. “É mais uma prova da competência da mulher e da capacidade de construir uma carreira igualitária com os homens. Major Marlene ao longo de sua carreira demonstrou todas as virtudes de uma grande oficial e com certeza fará uma grande comando à frente do 1ºBPM”, disse.

O cargo era antes ocupado pelo tenente-coronel João Leyde de Souza, que assume agora a PM/5 – Assessoria de Comunicação da Polícia Militar. O tenente-coronel De Souza esteve à frente do Batalhão desde o ano de 2019.

Perfil da comandante do 1º BPM

major Marlene Alves Borges Machado é graduada em Geografia pela UFMT. Formada na 14ª Turma de soldado em Rondonópolis (PMMT) em 2003. Ingressou como aspirante da Polícia Militar do Tocantins no ano de 2008. É casada há mais de 20 anos e tem 4 filhos.

Graduada em Direito pela Faculdade Cruzeiro do Sul, em 2020; Formada em Educação Física, em 2020. Pós-graduada na área de Direito Civil; em docência de Ensino Superior e em Educação à Distância. Trabalhou na 1ª CIPM – Arraias, na área administrativa e no comando de pelotões em 2008-2011. Na capital, em 2012, na segurança de dignitários; Em 2013-2015 atuou como coordenadora de operações SIOP; Em 2015-2017, trabalhou no Centro Integrado de Reabilitação e Readaptação; Subcomandante da Academia Policial Militar Tiradentes (2018-2019); chefe de P2 e P3 do Comando de Policiamento da Capital – CPC (2020-2021).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorIndivíduo de 18 anos é preso em Luzinópolis suspeito de estuprar criança de 6 anos
Próximo artigoROTAM ‘cancela CPF’ de trio criminoso que reagiu abordagem em Palmas