Valcy Ribeiro

Atualmente, dentre os muitos assuntos a serem debatidos, para algumas pessoas o tema política é considerado o de menos importância, ainda que não seja possível dissociá-la dos demais assuntos do cotidiano tamanha influência que exerce sobre os agentes públicos responsáveis por decidir os rumos das ações que impactam direta ou indiretamente a vida de todos os cidadãos. Para exemplificar, tomemos por base as medidas de proteção e combate a Covid 19, embora seja um tema de saúde, depende e muito das medidas adotadas por gestores públicos que exercem cargos políticos.

E aqui adentramos diretamente no tema proposto, em que pese muitas pessoas não estarem sequer pensando em política, já é perceptível sentir a grande agitação no meio político concernente ao processo eleitoral de 2022 para escolha do futuro Governado do Estado do Tocantins.

De plano é necessário dizer que a partícula “se” em matéria de projeção política assume papel fundamental, pois tudo depende do “se”, até porque se alguém tive a certeza do que aconteceria no futuro próximo melhor seria investir nos 06 (seis) números mágicos da Mega Sena do que gastar tempo em previsões políticas, onde tudo pode acontecer inclusive nada. Mal comparando é bom que se diga que o percentual de acerto na projeção política para o futuro possui o mesmo percentual da eficácia de imunização da vacina CoronaVac, ou seja, possui 50,38% de chance acerto.

Pois bem, sem mais delongas inicialmente cumpre citar os principais nomes dos possíveis candidatos que vão disputar a vaga para Governador do Estado do Tocantins em 2022, quais sejam o atual Vice-Governador Wanderlei Barbosa, Senador da República Eduardo Gomes, Senador da República Irajá Abreu, Ronaldo Dimas e Laurez Moreira. Vale dizer que estes nomes não excluem outros que porventura não foram citados e que possam vir a aparecer até as eleições do ano que vem.

Neste trilhar, como sucessor natural vem o Vice-Governador Wanderlei Barbosa que depende do afastamento do Governador Mauro Carlesse, que “se” acontecer ocorrerá até meados de fevereiro de 2022. Com a máquina na mão, Wanderlei Barbosa terá a condição de formar um bom time, sem contar a possibilidade de atender as demandas dos municípios de todo Estado, atraindo simpatizantes e apoiadores que somarão forças no processo. Com certeza, ocupando o palácio, será o candidato a ser batido nas próximas eleições.

Cabe ressaltar que embora dependa do afastamento do atual Governador, Wanderlei Barbosa já tem recebido muitas autoridades e líderes políticos em seu gabinete, além do que, tem andado o Estado inteiro, ou seja, sua candidatura já é tida por muitos no meio político como certa em 2022.

O Senador Eduardo Gomes “se” realmente vier para disputa, como já se ouve, goza de status de grande articulador político e atual líder do Governo Federal no Congresso Nacional. Desde já terá que se aproximar dos seus grupos políticos e percorrer todo Estado para fortalecer suas bases, bem como contar com um bom candidato a Vice-Governador. O que se houve é que Eduardo Gomes é o candidato com mais potencial para fazer frente ao grupo palaciano. É importante dizer que o Senador Eduardo Gomes apoiou vários candidatos a Prefeito nas últimas eleições, onde muitos foram eleitos, o principal foi justamente a Prefeitura de Palmas, clara demonstração de força e capacidade política para disputa.

O Senador Irajá Abreu, também é um possível candidato que tem em seu histórico político grandes conquistas e surpreendeu a muitos ao ser eleito Senador da República e apesar de ser ainda muito jovem já conta com destaque em sua atuação política, ocupando atualmente a condição de 1º secretário do Senado Federal. Há comentários de que apoiou vários candidatos a Prefeito nas últimas eleições que se sagraram vencedores na disputa municipal e que poderá contar com o apoio destes, ou seja, pode surpreender mais uma vez e ninguém pode duvidar disso.

Correndo por fora vem o ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas e o ex-prefeito de Gurupi Laurez Moreira, ambos deixaram um bom legado em suas gestões e são considerados por muitos como os melhores prefeitos que suas cidades já tiveram. Tanto Ronaldo Dimas como Laurez Moreira terão que romper divisas e alcançar todo Estado para tentar ganhar musculatura política até 2022, mas ambos já são cogitados como os dois candidatos mais desejados para comporem como Vice-Governador, basta saber se algum deles irá abandonar o projeto de candidatura ao Governo e aceitar o convite para esta composição na condição de Vice-Governador.

O grande desafio neste ano pré-eleitoral será aglutinar forças e administrar vaidades, atraindo siglas partidárias, bem como convencer aliados e adversários de que são os melhores nomes para disputa ao cargo de Governador em 2022. Importante ressaltar que qualquer destes que contarem com o apoio dos Prefeito de Palmas, Araguaína e Gurupi, cidades polo, terão uma grande vantagem sobre os demais.

Necessário lembrar também que os candidatos ao Governo terão que contar uma boa parceria com os candidatos ao Senado Federal, entre os nomes mais fortes estão o do Governador Mauro Carlesse, do ex-Governador Marcelo Mirando e o da Senadora Kátia Abreu, quem contar com a força política de um destes terá com certeza terá uma boa vantagem na disputa.

Mais do que para outros cargos políticos, para vencer a disputa ao cargo de Governador é preciso ter um grupo forte e comprometido com o projeto e isto não é coisa que se consiga de última hora. Ninguém chega a ser eleito sozinho, este é um jogo de equipe e quem não tem costume de honrar seus companheiros é bom nem concorrer, ter honra e palavra é indispensável para vitória.

Concluindo, tentar acertar quem será o próximo Governador do Estado do Tocantins não é tarefa nada fácil, na verdade é uma equação muito difícil e quem tiver a condição de responder esta pergunta com precisão pode usar essa poderosa sensibilidade para tentar a sorte em algum jogo lotérico. Mas desde já é possível dizer o próximo Governador do Estado do Tocantins será o candidato de grupo, honra, palavra e que cumpre seus compromissos com seus companheiros, pode ter certeza disso.

Por Valcy Ribeiro

Advogado

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCovid-19: Prefeitura de Palmas decreta Lockdown, confira quais serviços e atividades podem funcionar
Próximo artigoTocantins receberá 15,6 milhões para enfrentamento à Covid-19