Ação de testagem em massa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em pontos estratégicos da Capital testou 1.013 pessoas na segunda-feira, 15. O mutirão continua nesta terça-feira, 16, nas Feiras de Taquari, Arno 33 (307 norte) e no Jardim Aureny I, até às 17 horas. As atividades nestes locais também acontecem amanhã, quarta-feira, 17.

O servidor público Jussiel Costa Silva, que estava acompanhado do seu filho de 2 anos, Thomas Victor, fez o exame, e, na opinião dele, a testagem em massa da população é uma forma efetiva para que as pessoas identifiquem se são assintomáticas. “Eu e meu filho acabamos de ser testados e nossos exames foram negativos para Covid-19, mas é importante que as pessoas venham, se testem e consigam contribuir para o controle do vírus na cidade”.

Na quinta e sexta-feira, 18 e 19, os testes serão realizados na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo e nas Feiras da Arse 112 (1.106 Sul) e 304 Sul.

O farmacêutico da rede municipal de saúde Ricardo Nunes é um dos responsáveis pela ação e conta que os casos diagnosticados farão parte de um estudo epidemiológico da cidade. O servidor explica que esse mutirão é parte da estratégia de saúde traçada em Palmas que visa identificar casos assintomáticos e leves, para definir assim, a forma que a pandemia se comporta na cidade. “Essas ações são parte importante da definição dos planos do combate à Covid-19, podemos mapear o perfil epidemiológico a partir disso”.

O usuário que for realizar o teste precisa apresentar um documento de identificação. Caso o resultado seja positivo, o paciente será notificado pelos profissionais de saúde e encaminhado para receber o atendimento nas unidades disponíveis exclusivas para casos de Covid-19.

Além dos profissionais da saúde, o mutirão contará com a participação das equipes de apoio militar do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, na divulgação de resultados, segurança, organização de filas e preenchimento de formulários.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCovid-19: Forças de segurança alinham ações da Força-Tarefa ‘Tolerância Zero’
Próximo artigoPrefeitura de Palmas prorroga prazo para pagamento do IPTU 2021