Dando sequência ao trabalho de aperfeiçoamento da Instrução Normativa nº 03/2020, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 1º de março, com representantes de empresas de pesquisas de soja que atuam no Estado a fim de apresentar a minuta do documento e ouvir o setor.

Na abertura da reunião, o presidente da Adapec, Paulo Lima agradeceu a presença dos pesquisadores e destacou a importância deste debate para a construção de uma legislação que permita melhorar o controle fitossanitário da produção de soja. “Estamos ouvindo todos os segmentos envolvidos na cadeia produtiva de grãos porque entendemos que é importante avançarmos, porém com toda a responsabilidade, preservando nosso patrimônio fitossanitário e mantendo sob controle, as pragas que possam afetar as nossas lavouras,” disse Paulo Lima.

A Instrução Normativa foi discutida com todos os segmentos envolvidos na produção de soja no Estado. Foram realizados encontros com representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja), com os produtores de sementes de soja das várzeas tropicais e nesta terceira e última fase com o setor de pesquisa.

Na avaliação do diretor de defesa, inspeção e sanidade vegetal, Alex Sandro Arruda os encontros com os representantes dos principais setores de produção, contribuíram para o aperfeiçoamento da norma que está sendo concluída. “Entendemos a necessidade de envolver na elaboração desta Instrução Normativa, todos aqueles que estão diretamente ligados à produção de soja no Tocantins e o resultado é que teremos uma legislação mais próxima da realidade dos nossos produtores e das instituições que realizam pesquisas,” avaliou Alex Sandro.

 A partir de agora com as ponderações feitas pelos setores, a Adapec irá finalizar a Instrução Normativa para publicação. A previsão é que ainda nesta primeira quinzena de março o documento seja publicado.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProfessora de Colinas mobiliza estudantes com gravação de vídeos para participarem de simulados
Próximo artigoMP requer informações sobre providências para instalação de leitos adicionais de UTI no Tocantins