Coronavírus
Corona Vírus

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que abordará junto à imprensa apenas os casos que se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde (MS), ou aqueles que eventualmente possam ser confirmados. A medida se torna necessária para evitar reforço aos falsos casos que surgem diariamente. Assim, esta Secretaria divulgará atualizações dos casos acompanhados, por meio de boletins diários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para que um caso seja considerado oficialmente suspeito, o paciente deve apresentar febre e pelo menos um dos sintomas característicos de Síndrome Respiratória Aguda (SRA), como tosse ou falta de ar. É necessário também a presença em algum país com alta incidência de casos relacionados ao Covid-19 ou ter tido contato com pacientes que já tenham o diagnóstico confirmado. Caso os resultados de exames efetuados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para outras síndromes respiratórias, como Influenza, sejam inconclusivos, o paciente entra oficialmente na lista oficial do Ministério da Saúde (MS), momento em que mais informações pertinentes ao caso serão compartilhadas com toda imprensa tocantinense.

Neste domingo, 15, há três casos na relação oficial do Ministério da Saúde. Além de duas jovens, com casos já divulgados anteriormente pela SES, foi incluída uma jovem que está sendo acompanhada em Palmas, de 22 anos, que esteve em Portugal, chegou ao Brasil na sexta, 13, já apresentando sintomas que a enquadravam nos critérios de encaminhamento. As amostras desta terceira paciente incluída na relação oficial serão encaminhadas nesta segunda, 16, para o Instituto Adolfo Lutz, ainda sem previsão de data para divulgação. Para os dois primeiros casos, o Instituto divulgará os resultados da contraprova na próxima terça, 17.

Além dos casos oficiais, há o acompanhamento de outros sete casos, três deles em Palmas e o restante nas cidades de Araguaína, Paraíso, Pindorama e Porto Nacional. Caso os resultados preliminares realizados pelo Lacen para outras síndromes respiratórias, mais informações serão divulgadas.

A SES recomenda que a população se tranquilize diante do alcance midiático do novo vírus. As informações mais precisas são as compartilhadas pelos canais oficias do Ministério da Saúde, Governo do Estado do Tocantins e Secretaria de Estado da Saúde. Até o momento, não há confirmação de casos do novo coronavírus COVID-19 no Estado.

Comentários do Facebook