Ferrovia Norte-Sul - Foto: Beth Santos
Ferrovia Norte-Sul – Foto: Beth Santos

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) criticou o leilão do trecho de 1,5 mil quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, que liga Porto Nacional (TO) a Estrela d’Oeste (SP), ocorrido nesta quinta-feira (28). A parlamentar afirmou que, da forma como se deu, a concessão restringe o direito de passagem de outras empresas interessadas em transportar carga pela ferrovia, considerada estratégica no escoamento da produção agrícola nacional.

A Rumo foi a vencedora do certame com lance de R$ 2,719 bilhões – o que representa ágio de 100,92%. A empresa já opera o extremo sul da ferrovia (entre São Paulo e o Porto de Santos) enquanto a extremidade norte (entre Palmas e Açailândia) é operada pela VLI. Apenas as duas empresas apresentaram lances pelo trecho central.

Kátia Abreu esclareceu que é favorável à concessão do trecho, porém criticou as condições aceitas pelo Governo Federal no leilão ocorrido nesta quinta-feira. A Rumo terá direito de explorar a ferrovia por 30 anos, mas a garantia efetiva do direito de passagem para outras empresas é de apenas cinco anos.

“As condições do edital tiram a competitividade do frete porque não há concorrência”, afirmou a senadora.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVereador Moisemar Marinho repudia aprovação de projetos de lei na AL que limitam atuação da Polícia Civil
Próximo artigoAgrotins 2019 tem lançamento oficial no dia 08 de abril no Palácio Araguaia