Governador Marcelo Miranda
Foto: Divulgação

O governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB) chegou à sede da Polícia Federal, em Palmas, para prestar depoimento, nesta terça-feira, 06. Ele tinha sido intimado durante a operação Pontes de Papel, mas não estava na cidade. O pai de Marcelo também é alvo da operação, mas ainda não se apresentou. O ex-governador Siqueira Campos (DEM) depôs no início da manhã desta terça-feira, 6.

A operação investiga desvio de dinheiro na construção de pontes, rodovias e outras obras públicas. Segundo a PF, o objetivo é combater uma organização criminosa que atuava dentro do Governo do Tocantins e é suspeita de desviar recursos destinados à execução de obras públicas e construção de pontes e rodovias no estado.

Os valores gastos pelo estado nas obras investigadas chegaram a R$ 1,4 bilhão. A suspeita é que 30% dessa quantia foram desviados.

Cerca de 160 policiais federais cumpriram 59 mandados judiciais, sendo 31 de intimação e 28 de busca e apreensão no Tocantins, Goiás, Bahia, Mato Grosso e Distrito Federal.

Segundo a polícia, a investigação começou depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) pediu para que a Polícia Federal apurasse os dados relacionados a superfaturamento e ordens de pagamentos emitidas em determinados contratos.

As investigações apontam que nas fraudes há o envolvimento de três núcleos, sendo um composto por políticos, outro por empresários e outro de servidores públicos e funcionários, incluindo membros da comissão de licitação, fiscais, diversos comissionados e funcionários de empresa.

O nome da operação faz referência a construção de inúmeras pontes que não passaram de “papel”, tendo em vista a inexecução das obras. (G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEscola do Legislativo apresenta agenda de atividades
Próximo artigoPor unanimidade, 5ª Turma do STJ rejeita ‘habeas corpus’ preventivo de Lula