Quatro anos após decisão judicial que determinava uma série de adequações a serem realizadas no Estádio de Futebol Gilberto Rezende Rocha (Rezendão), mais uma vez é necessária a intervenção do Ministério Público Estadual (MPE). Desta vez, o MPE requer a execução da sentença que transitou em julgado em virtude da reincidência de problemas na unidade esportiva.

O pedido para que a Justiça faça valer a decisão expedida em 2013, contra o Governo do Estado e o Gurupi Esporte Clube, foi protocolado nesta quarta-feira, 08, pela 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi. Caso seja acatada a solicitação e os problemas persistam, o Estádio poderá ser interditado e impedido até de sediar o jogo da Copa do Brasil marcado para o dia 15.

A medida foi necessária após a Promotoria de Justiça ter acesso a laudos técnicos encaminhados pela Confederação Brasileira de Futebol que demonstram irregularidades. A vistoria foi realizadapelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, em janeiro de 2017, e apontou os seguintes problemas: falta de alvará de funcionamento emitido pela Prefeitura municipal, falta de isolamento do acesso privativo das autoridades, árbitros, equipes local e visitantes; falta de isolamento das torcidas e visitantes; precariedade no controle de acesso; existência de buracos no alambrado em torno do campo e de pedaços de metal e concreto espalhados no terreno; limitação da capacidade do Estádio para público de 2.005 pessoas; e inexistência de local exclusivo para contenção de pessoas em casos de perturbação da ordem.

Diante disso, o Promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes requisitou informações aos órgãos fiscalizadores de modo a verificar a regularização das pendências. Com base nas informações colhidas, constatou-se que a sentença não vem sendo cumprida integralmente, acarretando risco para o público que prestigia as partidas no local, principalmente quanto ao isolamento das torcidas e o controle de acesso do número de pessoas presentes nas partidas de futebol no Estádio.

O Promotor de Justiça argumenta ainda que em virtude do jogo entre os times Gurupi Esporte Clube e Joinville/SC, pela Copa do Brasil, previsto para o dia 15 de março, o público presente poderá exceder a capacidade do Estádio, que atualmente é de 2005 pessoas, o que pode comprometer a segurança de todos os presentes.

Com a proximidade do referido jogo, o MPE requer à Justiça que o Gurupi Esporte Clube e o Estado do Tocantins cumpram, até o dia 13 de março, o isolamento dos setores acima mencionados e também promovam o controle do acesso mediante a instalação de catracas, ao limite de 2005 pessoas, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 10 mil, bem como a interdição do Estádio para impedir a realização de quaisquer eventos, até que seja comprovado o cumprimento integral das obrigações.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça pede nulidade de ato do governo que removeu servidor de Guaraí para outro município
Próximo artigoWanderlei Barbosa pede explicações da Prefeitura de Palmas sobre fechamento de Escola e pontes quebradas