Eduardo Siqueira Campos (PTB)
Eduardo Siqueira Campos (PTB)
Eduardo Siqueira Campos (PTB)

O deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (PTB) utilizou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 18, para relembrar que há 206 anos, nesta data, o Príncipe Regente Dom João assinou Alvará determinando a criação da Comarca do Norte (São João das Duas Barras), para que os moradores desta região, que hoje é o Estado do Tocantins, tivessem melhor acesso aos serviços públicos da época. Este dia ficou marcado na história como início da luta pela criação do Estado do Tocantins.

O deputado Eduardo Siqueira destacou que mesmo que o dia 18 de março não seja mais feriado para os tocantinenses, é uma data que precisa sempre ser lembrada e reverenciada, pois é o início de uma história de luta secular, que resultou com a divisão do Estado de Goiás e seu desdobramento interfere na vida de todos que aqui vivem. “Esse foi o primeiro ato de integração do nosso território à economia brasileira”, afirmou.

Eduardo Siqueira ressaltou que a luta do desembargador Joaquim Theotônio Segurado pela criação do Tocantins, pois foi ele o primeiro Ouvidor da Comarca do Norte e autor de inúmeros atos pela criação do Estado, foi reconhecida desde a fundação de Palmas, ao ter seu nome na principal avenida na cidade e a própria referência ao nome da Capital vir da região da Palma, onde toda essa história nasceu.

O Deputado fez referência também à luta e a história de seu pai, o ex-governador Siqueira Campos, a quem dedicou sua fala na tribuna e denominou como um “agente de transformação, apaixonado pela história, pelo Estado e pelo País”, finalizou.

 

 

 

 

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorOrçamento do Estado é aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa
Próximo artigoAcadêmicos da Unitins superam a média nacional de aprovação em exame da OAB