Deputada Federal Dulce Miranda (PMDB)
Deputada Federal Dulce Miranda (PMDB)
Deputada Federal Dulce Miranda (PMDB)

A vice-líder do PMDB na Câmara Federal, deputada federal Dulce Miranda, defendeu um novo pacto federativo para o Brasil. Conforme a deputada é necessário rediscutir a divisão dos recursos públicos e as obrigações dos estados, da União e dos municípios. O Pacto federativo está em discussão na Câmara dos Deputados. Uma Comissão Especial vai debater o tema em audiências públicas que serão realizadas em todos os estados do País.

Conforme a parlamentar, os estados e municípios veem crescer cada vez mais os seus deveres e obrigações, mas as receitas não acompanham. Minha atuação será municipalista. “É essencial discutir o pacto federativo com a sociedade, os estados e os municípios. Vamos analisar e debater o tema exaustivamente até chegar a um entendimento de como o Brasil pode rever esse pacto entre as diversas esferas de governo”, afirma Dulce Miranda.

De acordo com a Câmara dos Deputados, o centro das discussões sobre o pacto, deve ser como conciliar as obrigações para estados e municípios conforme a contrapartida de recursos.

 

O debate

No início de 2013, em uma reunião convocada pelos presidentes da Câmara e do Senado, 23 governadores e líderes partidários propuseram uma pauta legislativa de quatro itens que busca reformar o pacto federativo de modo a fortalecer as receitas de estados e municípios.

Os itens acordados foram a renegociação das dívidas de estados e municípios com a União; a obrigatoriedade de que novas despesas venham acompanhadas de fontes de financiamento; a extinção do pagamento do Pasep para a União; e a inclusão da arrecadação da Cofins e da CSLL na base de cálculo dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM). Os temas ainda não foram votados pela Câmara.(Ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEstado tem 20 dias para realizar 103 cirurgias ortopédicas de pacientes internados no HGP de Palmas
Próximo artigoMinistra Kátia Abreu diz que não faltarão recursos para custeio no Plano Safra 2015/2016