Senador Ataídes Oliveira (PROS)
Senador Ataídes Oliveira (PROS)
Senador Ataídes Oliveira (PROS)

O senador Ataídes Oliveira (PROS/TO) participou nesta quarta (26) de audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, para tratar da malha rodoviária do Tocantins. Em pauta, a Ferrovia Norte-Sul, as BR-010, 153 e 235, a Ponte Xambioá e travessias urbanas de algumas cidades.

Ataídes solicitou ao ministro a inclusão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da pavimentação asfáltica da BR-010 nos trechos ainda não contemplados. “César Borges ficou sensibilizado com o nosso pedido e disse que fará o possível para que a obra seja realizada já no do próximo PAC, o PAC III”, comemorou o senador. O trecho que sai da divisa do Tocantins com o Maranhão até Pedro Afonso, também deverá ser incluído no PAC. O Ministro anunciou também que a presidenta Dilma Rousseff participará, em junho, da inauguração do trecho da Norte Sul até Anápolis (GO). O governo já finaliza correções na ferrovia, faltando apenas licença de operação a ser fornecida pelo IBAMA.

Em relação à BR-153, César Borges informou que, até abril, será publicado edital de leilão (concessão) da duplicação da rodovia, no trecho Anápolis-Gurupi. “Até maio, será feito o leilão. Já existem duas empresas interessadas, segundo nos disse o ministro”, afirmou o senador. Quanto ao trecho a ser duplicado da BR 153 de Gurupi a Palmas, as obras serão feitas pelo Governo Federal por meio do PAC.

Outro assunto tratado no encontro foi a Ponte Xambioá. O ministro informou que os estudos do projeto estão sendo finalizados, e os recursos já se encontram no PAC II. A previsão é que a licitação ocorra de julho e setembro. Quanto à duplicação das travessias urbanas, essas também serão incluídas no PAC. Confira quais são elas:

 Wanderlândia

Nova Olinda

Brazilândia do Tocantins

Fortaleza do Tabocão

Rio dos Bois

Barrolândia

Paraíso do Tocantins

Pugmil

Aliança de Tocantins

Fiqueirópolis

(ascom)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCPI do IGEPREV precisa apontar os culpados pelo rombo, afirma Sisepe
Próximo artigoSisepe notifica Comissão de Gestão para no prazo de 24 horas, publique progressão de servidores