Idoso e seu instrumento de auto cirurgia
Idoso e seu instrumento de auto cirurgia
Idoso e seu instrumento de auto cirurgia

O idoso Osvaldo Vaz, que realizou uma autocirurgia depois de cansar de esperar atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ainda tenta realizar o procedimento médico que precisa. O aposentado de 84 anos sofre há dez com uma hérnia no abdômen.

A falta de atendimento levou um paciente do Paraná a tomar uma medida extrema. Cansado de esperar e sem suportar as dores, um idoso de 84 anos fez uma cirurgia improvisada nele mesmo.

A primeira cirurgia que ele fez para retirada da hérnia foi em 2008. Já naquela época, ele teve que recorrer à Câmara de Vereadores para conseguir fazer o procedimento cirúrgico pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Desta vez, depois de dois meses de espera, o aposentado Orlando Vaz não suportou a dor e decidiu fazer a cirurgia sozinho em casa.

— Eu tomei banho e aí saiu aquela sujeira, né. Dois anos se batendo pra baixo, pra cima, aí eu resolvi eu mesmo fazer.

A cirurgia improvisada foi feita em segredo há oito meses em casa.

Com a ajuda de um estilete, ele perfurou o local. Durante o procedimento que fez em casa há oito meses, retirou apenas a inflamação e ainda precisa de cirurgia.

Vaz mora em Cascavel e conta que depois que o caso foi divulgado na imprensa, ele recebeu contato da prefeitura e está passando por consultas médicas.

— É porque eu apareci na televisão, mas e esse monte de gente que ainda não foi atendido?

A secretaria de saúde informou que todos os exames necessários estão sendo realizados, mas que a data para a operação ainda não está prevista, pois o problema de saúde do idoso é mais complexo que a hérnia alegada inicialmente. Mais de 6.000 pessoas estão na fila por cirurgias na cidade.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSTF nega reclamação do sisepe em favor dos concurseiros
Próximo artigoKátia Abreu fica em terceiro lugar com gastos de dinheiro público em tratamentos dentários