exame covid

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) deixam gestores em alerta para a contaminação pela Covid-19. Relatórios divulgados pelo Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde), nesta quinta-feira, 03, mostram que após meses em queda e estabilidade nos números de casos, óbitos e internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Estado voltou a registrar aumento em todos os quesitos avaliados.

Segundo as tabelas, em janeiro de 2022, o Estado registrou 36.058 novos casos da Covid-19, o que corresponde a 811% de aumento em relação aos 3.959 confirmados em dezembro de 2021. No que tange aos óbitos, foram 46 em janeiro de 2022, 39% a mais que os 33 ocorridos em dezembro de 2021.

Outro dado preocupante para as áreas técnicas são as internações em UTI, que subiram 316% se comparado as 212 de janeiro de 2022 com as 51 internações de dezembro de 2021. “Acreditamos que seja um reflexo das festividades de final de ano e do advento da nova variante ômicron, que já está em contaminação comunitária no Estado. Por isso, mais uma vez pedimos à população o zelo com os cuidados pessoais básicos como utilização de máscara e álcool em gel, a não aglomeração e, por fim, a vacinação de todos”, afirmou o titular da SES-TO, Afonso Piva.

As estatísticas apontam ainda as faixas etárias mais atingidas nas três áreas analisadas. As pessoas de 30 a 39 anos correspondem ao maior número de casos; as de 70 a 79 as que mais vão a óbitos e ocupam as UTIs. “Percebemos que a população mais jovem, ativa é quem faz o vírus circular e como consequência está contaminando seus idosos que, lamentavelmente, não resistem ao vírus”, pontuou o técnico da área de planejamento do SUS, que atua no Integra Saúde, Ullannes Passos Rios.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMotorista embriagado é preso após fazer manobras perigosas na frente de viatura da PM em Sítio Novo  
Próximo artigoJustiça condena grupo que cobrava propina para passagem de caminhões irregulares em balança de fiscalização no norte