exame covid

O Governo do Tocantins chama a atenção da população para os cuidados com a contaminação pela Covid-19, uma vez que dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) confirmam que já há contaminação comunitária pela variante ômicron.

Relatório do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-TO), divulgado nesta quinta-feira, 03, mostram que em todo o Estado já são 70 casos confirmados da variante ômicron, distribuídos em 16 municípios.

A identificação das variantes do SARS-CoV-2 (Coronavírus), assim como da variante Ômicron é realizada a partir dos exames de RT-PCR Detectável, realizados no Laboratório Central De Saúde Pública Do Tocantins (LACEN-TO), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A análise segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), que encaminha a amostra para o sequenciamento genômico, o qual faz identificação qual variante está em circulação.

Segundo a gerente do CIEVS-TO, Arlete Otoni “sequenciamos 563 amostras e a partir dos resultados são realizadas a identificação dos casos através dos sistemas de notificação oficiais do Ministério da Saúde, para a investigação da evolução do indivíduo infectado. Os casos estão sendo investigados e até o momento não foi identificado óbito por Ômicron no Tocantins”, afirmou.

Para o titular da SES-TO, Afonso Piva, “os números apontam para a contaminação comunitária pela nova variante e reforçam que precisamos, Gestão Pública e população, reforçarmos os cuidados para a não proliferação do vírus. Vacinar contra a doença também é muito importante, uma vez que só a imunização é capaz de evitar os sintomas mais acentuados, casos graves e óbitos”, pontuou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantins inicia 2022 com queda nos principais índices criminais; redução é de 39% nos registros de crimes sexuais
Próximo artigoPRF flagra motociclista circulando na BR-153 sem nenhum documento e armado com carabina, carregador, silenciador e mira de precisão