Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Comissão do impeachment rejeita convocar testemunhas e pede peças de processo contra Carlesse no STJ
    NORTE

    Comissão do impeachment rejeita convocar testemunhas e pede peças de processo contra Carlesse no STJ

    By Norte do Tocantins28 de fevereiro de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Mauro Carlesse

    A Comissão Especial que analisa o pedido de abertura de processo de impeachment contra o governador afastado Mauro Carlesse (PSL) publicou o cronograma de trabalho até a votação do parecer final. Os deputados decidiram não realizar convocações de testemunhas para depor neste momento e pediram apenas a apresentação de uma série de documentos.

    O entendimento deles foi de que os interrogatórios das testemunhas só poderiam ser realizados na fase de instrução do processo, que só vai acontecer caso o plenário aprove o pedido de impeachment.

    O relator, deputado Júnior Geo (PROS), escreveu que o momento é apenas para ‘discussão de admissibilidade’. Isso significa que os parlamentares vão debater apenas se o processo deve ou não ir ao plenário, sem julgar o mérito das acusações. Na semana passada, ele apresentou parecer prévio defendendo o avanço do impeachment.

    Apesar de não convocar testemunhas, a comissão solicitou uma série de documentos. Na lista estão peças do processo contra Carlesse no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e que levaram ao afastamento dele do cargo. Os deputados querem acesso aos documentos apresentados pelo Ministério Público Federal (MPF) e também ao teor das decisões do ministro Mauro Campbell, que determinou o afastamento.

    Além disso, a comissão também pediu que os advogados de Carlesse apresentem as declarações de bens dele para os anos de 2014 e 2018, anos em que ele participou de eleições. Na última sessão da comissão, a defesa do governador protestou contra o andamento do processo. Segundo a manifestação apresentada para defender Carlesse, o processo tem ‘interesses eleitoreiros’.

    Sobre a decisão de não ouvir testemunhas, a defesa disse que a fase inicial encerra-se com a aceitação ou não da denúncia. Após, oficia-se o TJ para indicar cinco membros e outro cinco da AL para formar comissão especial. Daí, novamente o Governador será citado para apresentar defesa, indicar testemunhas.

    Quando apresentou a defesa, Carlesse também enviou uma lista com quatro nomes para serem ouvidos. Dois são funcionários de um hospital que está no centro das investigações e dois são ex-secretários de estado.

    A próxima sessão marcada para a comissão é na noite de quinta-feira (3), logo após o carnaval. nesta data deve ser apresentado o parecer final do relator. Ainda não está claro se a votação será imediatamente após a apresentação ou se haverá nova convocação para que isso seja realizado.

    Carlesse está afastado do Palácio Araguaia por determinação do STJ desde outubro de 2021. O prazo do afastamento do governador termina em abril, mas pode ser revisto pela Justiça caso o STJ avalie que é necessário. Ele é considerado suspeito em duas operações da Polícia Federal.

    Uma das investigações é sobre suposto recebimento de propina de fornecedores do plano de saúde dos servidores públicos estaduais. A outra é sobre interferência política em operações da Polícia Civil do Tocantins. Os argumentos da decisão que levou ao afastamento embasaram o pedido de impeachment. Carlesse nega todas as acusações. (G1)

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleJovem morre no dia do aniversário dele após bater em caminhão empinando motocicleta em Porto Nacional
    Next Article Uma pessoa morre e oito ficam feridas em acidente envolvendo três veículos entre Palmas e Lajeado
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Pesquisa Quaest/Rede Globo mostra Gaguim empatado na liderança da disputa pelo Senado no Tocantins

    26 de agosto de 2026

    Célio Moura mantém a candidatura a Deputado Federal pelo PT

    20 de agosto de 2026

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Mais um apoio de peso, Ricardo Ayres confirma apoio a Gaguim na disputa pelo Senado

    10 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Governador Wanderlei Barbosa e outros políticos lamentam morte da esposa de Renato Jaime

    4 de setembro de 2026

    Esposa do ex-secretário Renato Jayme morre em grave acidente; ele está em estado grave

    4 de setembro de 2026

    Representando Atos Gomes, Paulanne Barbosa participa do “Elas com Ricardo Ayres” em Palmas

    3 de setembro de 2026

    Gaeco desarticula esquema criminoso e leva 15 integrantes do PCC à condenação no Tocantins

    3 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.