Segurança: força-tarefa quer eliminar fila em vistorias de projetos construtivos em Araguaína

Treze bombeiros militares participam de uma Força-Tarefa exclusiva para realizar as vistorias em edificações comerciais, em Araguaína. Essa etapa, que é uma das mais importantes nos empreendimentos, com aumento da demanda estava se acumulando devido a suspensão temporária desse serviço em decorrência da pandemia .  A Operação Regularize, pretende zerar a quantidade de pedidos junto ao comando do 2º Batalhão de Bombeiros Militar.

Os trabalhos já tiveram início e vão até sexta-feira, 29, perfazendo um período de cinco dias. Por se tratar de vistorias, as ações ocorrem em campo, com os bombeiros militares verificando itens nos projetos construtivos que visam garantir o cumprimento da lei contra incêndio e pânico nas edificações que precisam renovar ou obter a certificação no caso de empreendimentos novos.

Participam da Força-Tarefa, cinco bombeiros militares de Araguaína, dois de Porto Nacional, um de Colinas e cinco de Palmas. A operação está sob a coordenação do tenente-coronel Thiago Franco Santana, diretor de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros Militar (Distec) e do major Clóvis Eduardo Fernandes Carneiro, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar. Ainda participa dos trabalhos o capitão Lázaro Nogueira, coordenador de Fiscalização e Vistorias do CBMTO.

Em geral, segundo o major Carneiro, os principais problemas verificados nas vistorias envolvem o sistema de hidrantes e as saídas de emergência, um conjunto fundamental para a fuga das pessoas, numa situação de risco, de forma segura e para que os bombeiros possam combater os incêndios diretamente com sistema da própria edificação, de forma ágil e mais rápida.

“As vistorias são realizadas apenas em estabelecimentos comerciais e estão relacionadas, em sua grande maioria, à regularização de pequenas áreas. Mas esse trabalho também pode chegar aos projetos de até 750 metros quadrados, dentro dos itens que envolvem a adequação da segurança contra incêndio e pânico”, explicou o major Carneiro.

“O 2° Batalhão de Bombeiros Militar do Tocantins tem trabalhado para aumentar a quantidade de edificações regularizadas junto às normas de prevenção contra incêndio e pânico, sendo que o maior ganho destas ações será para a sociedade que passará a frequentar locais mais seguros, além de otimizar o atendimento em caso de ocorrência nas mesmas”, completou Carneiro.

Nos últimos dias, o Batalhão solicitou que os interessados protocolassem seus pedidos para assim se aproveitar a formação da Força-Tarefa e se realizar a maior quantidade de vistorias possíveis. Acredita-se, com isso, que mais de 150 vistorias deverão ser executadas até sexta-feira.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHomem é espancado até a morte em Araguatins, vítima não foi identificada
Próximo artigoAraguaína amplia prazo para pagamento à vista do IPTU com desconto