Antônio Oliveira

A partir desta quarta-feira (03), o médico Antônio Oliveira dos Santos Júnior inicia sua gestão como superintendente do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), em Araguaína, Norte do Tocantins, instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A portaria de nomeação, sob o Nº 12, foi publicada no Boletim de Serviço Nº 985, do dia 15 de janeiro de 2021.

O novo gestor já integrava a equipe de governança do Hospital Universitário desde 2016, como gerente de Ensino e Pesquisa, além de ter atuado como professor do curso de medicina da UFT. “É um grande desafio estar a frente desta instituição tão importante tanto para a população com a oferta de serviços de saúde, como para a formação profissional dos estudantes, porém, acredito que temos potencial para avançarmos cada vez mais. Desta forma, iremos buscar as ampliações da infraestrutura e a diversificação dos serviços para atender as necessidades dos alunos, e consequentemente as demandas de saúde dos usuários, com qualidade e humanização”.

Currículo resumido

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Residência Médica em Cirurgia Geral (2007) e Cirurgia Torácica (2009) pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Especialização em Cirurgia de Traquéia e Broncoscopia Terapêutica pelo InCor – FMUSP (2010). Especialização em Gestão Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. Mestrado em Sanidade Animal e Saúde Pública pela Universidade Federal do Tocantins.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantins registra 631 custodiados com covid-19 e nenhuma morte, entre servidores do sócio educativo e presídios 252 casos e 3 óbitos   
Próximo artigoPolicial militar que cobrava propina no Tocantins recorre de sentença e MP manifesta pela manutenção da condenação