Senadora Kátia Abreu

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) apresentou o projeto Vereador Graduado, que visa fornecer formação aos vereadores de todo o Brasil.

De acordo com a parlamentar, a proposta é oportunizar que legisladores completem sua formação, principalmente nos ensinos fundamental e médio, utilizando a estrutura já existente no Senado Federal em parceria com universidades.

Atualmente 11,5% dos vereadores (6.345) têm o ensino fundamental incompleto, e 3,8% (2.167) não completaram o Ensino Médio.

Na proposta, elaborada pela senadora com apoio da União dos Vereadores do Tocantins (UVET), Kátia Abreu sugere que o Interlegis e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) possam firmar parcerias com Universidades Federais, como a Universidade Federal do Tocantins, os Institutos Federais de Educação e Fundações, a exemplo da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Lemann, para oferecer essa capacitação aos vereadores.

Além disso, cada Câmara de Vereadores poderá se instrumentalizar para oferecer uma sala de ensino à distância. Dessa forma, o Senado da República estará mais uma vez contribuindo com uma ação transformadora que irá ajudar a melhorar a qualidade da ação legislativa, impactando de forma decisiva o futuro dos nossos municípios. A responsabilidade social de cada um de nós tem de ser cada vez mais forte e não há nada mais positivo do que ampliar o horizonte das pessoas, justifica Kátia Abreu.

Veja qual o grau de instrução do executivo e legislativo no Brasil atualmente:

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSES é orientada a disponibilizar informações adicionais sobre a vacinação contra covid-19 no Tocantins
Próximo artigoAprovada pela Câmara, autonomia do Banco Central vai a sanção presidencial