Diretoria Regional de Ensino de Araguatins

O Governo do Tocantins substituiu diretoras de quatro regionais de educação, as exonerações e novas nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado no último dia 26.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informou que, conforme o Diário Oficial do Estado nº 5774, do dia 26 de janeiro, foram nomeadas as novas diretoras Regionais de Educação de Arraias, Araguatins, Dianópolis e Palmas.

As diretoras já assumiram o cargo. Joelma Vieira Lopes responde pela Diretoria Regional de Educação de Araguatins. Edna de Jesus Vieira está à frente da Diretoria Regional de Educação de Dianópolis. Tânia Araújo de Freitas Alves é a atual gestora da Diretoria Regional de Educação de Arraias e Maristélia Alves Santos, diretora da Regional de Educação de Palmas.

Todas as servidoras nomeadas são profissionais de carreira na educação do Tocantins, com vasta experiência na área e, a partir de agora, são responsáveis pela gestão das referidas DREs.

Perfil das diretoras regionais

Araguatins

Joelma Vieira Lopes é natural de Araguatins, região do Bico do Papagaio. É graduada em Pedagogia pela Unitins, especialista em Supervisão, Gestão e Orientação Educacional e cursando pós-graduação em Legislação Educacional. Iniciou sua história da educação do Tocantins em 1998, tendo exercido a função de docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Já atuou como secretária escolar, coordenadora pedagógica e na Gestão Escolar. Esteve à frente da direção da Escola Estadual Santa Gertrudes, em Araguatins, por seis anos, tendo sido Destaque Estadual no Prêmio Gestão Escolar.  Em 2016, passou a integrar a equipe da DRE, nas funções de Assessoria de Inspeção Escolar e Tecnologia e Assessoria Regional de Gestão Administrativa e de Pessoas, onde permaneceu até assumir o cargo de diretora Regional de Educação de Araguatins.

Dianópolis 

Edna de Jesus Vieira é natural de Barreiras (BA), mestre em Educação pela Universidade Intercontinental do Paraguai, especialista em Supervisão Escolar, especialista em Docência do Ensino Superior, especialista em Gestão Escolar, Graduada em Pedagogia, pela Uneb e em Teologia pela Universidade de Águas Claras. Professora da Educação Básica, já atuou como conselheira de Educação de Dianópolis, professora e coordenadora do Ensino Fundamental e Médio, e da Educação Superior na Fades Dianópolis, além de coordenadora pedagógica na Unitins, Campus Dianópolis, no Programa de Graduação em Regime Especial e na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Foi diretora da Escola Estadual Joca Costa em Dianópolis – TO – Escola premiada em 2008 e 2009 como Referência em Gestão Escolar. Desempenhou a função de gerente de Educação Básica na Diretoria Regional de Educação de Dianópolis, além da função de assessora regional de Gestão Pedagógica e Educacional, onde esteve até ser convidada para a direção da DRE de Dianópolis.

Arraias

Tânia Araújo de Freitas Alves é natural de Taguatinga, graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (Unitins) e pós- graduada em Tecnologias da Educação (UFRJ) e em Coordenação Pedagógica (UFT). Iniciou sua carreira como educadora em 1993, como professora das redes pública e particular. Servidora efetiva da rede estadual de ensino desde 2000, ela atuou na docência, na coordenação pedagógica, como secretária geral e gestora escolar. Foi assessora do Censo Escolar e do Sistema de Gerenciamento Escolar, na Diretoria Regional de Educação de Arraias, até assumir a Diretoria Regional de Educação.

Palmas

Maristélia Alves Santos é natural de Porto Nacional. Graduada em Pedagogia e especialista em Gestão Educacional, iniciou sua carreira como educadora em 1989, como gestora da rede municipal de Gurupi. Servidora efetiva da rede estadual de ensino desde 1994, foi coordenadora pedagógica e atuou à frente da gestão do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), em Palmas, de 1998 a 2010. Desde 2017, ocupou o cargo de coordenadora do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) “Escola Jovem em Ação”, introduzindo um novo modelo pedagógico e de gestão para este nível de ensino, função em que esteve até ocupar o cargo de diretora Regional de Educação de Palmas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAulas presenciais serão retomadas gradativamente no Tocantins, escolas podem optar pelo sistema híbrido
Próximo artigoUniversitários são indiciados por roubo e corrupção de menores em Filadélfia