Foto: Agencia Senado
Foto: Agencia Senado

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), designou nesta quarta-feira (12) ao senador e líder do governo no Congresso Nacional, Eduardo Gomes (MDB-TO), a relatoria do caso de cassação da juíza Selma (Podemos-MT).

O parecer será apreciado pelos sete titulares do colegiado — além de Alcolumbre e Gomes, integram a Mesa os senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG), Lasier Martins (PODE-RS), Sérgio Petecão (PSD-AC), Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ) e Luis Carlos Heinze (PP-RS).

O relatório de Gomes decidirá se o Senado vai concluir a análise do processo de cassação antes ou depois da apreciação do recurso extraordinário que a juíza protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da Corte, Dias Toffoli, determinou que o terceiro colocado nas eleições de 2018, o ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD-MS), assuma a vaga no Senado.

Segundo o relator, será cumprido o rito determinado pelo regimento interno da Casa. Ou seja, a partir desta quarta, os advogados da juíza têm 10 dias para apresentar a defesa. Depois disso, ele apresenta o texto e a mesa vota após um intervalo de cinco dias. Gomes explicou ainda que o relatório será embasado a partir da argumentação dos advogados e não discutirá o mérito da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foto: Divulgação

Selma foi cassada no fim do ano passado por caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha de 2018. Apenas o ministro Edson Fachin discordou do relator, Og Fernandes, e aceitou o recurso para anular a perda de mandato imposta pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Pela decisão de Toffoli, Fávaro ficaria no cargo até que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso realize eleições suplementares. O argumento do PSD, que assina a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que pediu que Fávaro assumisse, é que, sem o substituto, há uma “sub-representatividade” do estado no Senado. (Com informações site metrópoles)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia civil realiza coletiva de imprensa sobre resultados da Operação Dolos no norte do Estado
Próximo artigoPoluição no lago de Palmas preocupa parlamentares