A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) com o apoio da Polícia Civil realizou na manhã quarta-feira, 19, no município de Gurupi, uma ação fiscalizatória de combate à produção e comercialização de produtos lácteos clandestinos, que resultou na apreensão de 137 quilos de queijo, 100 quilos de queijo ralado, 500 litros de leite, 12 mil rótulos e 183 mil embalagens rotuladas com informações fraudulentas. O proprietário foi multado em R$ 5 mil reais pela Adapec e o estabelecimento foi interditado.

Segundo relatou o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Gerson Afonso Faria Nascimento, ao chegarem ao estabelecimento foram constatadas diversas irregularidades, entre elas: a fabricação de queijos em péssimas condições higiênicas, o estabelecimento não possuía registro em serviço de inspeção oficial, falta de equipamentos mínimos para o processamento, a não realização de análises laboratoriais da matéria prima, irregularidades de ordem estrutural ineficiente contra insetos e roedores, presença de baratas, fezes de morcegos, entre outras. “Emitimos auto de infração e termos de fiscalização, notificação, apreensão, interdição e destruição,” disse Gerson.

De acordo com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Márcio Rezende, a ação foi realizada após denúncia recebida pelo Disque Defesa da Adapec. “Após aquela operação que realizamos no início do mês em Luzimangues despertou a atenção de pessoas sobre a produção clandestina e recebemos uma denúncia anônima informando sobre o funcionamento clandestino deste laticínio e foi comprovada o seu funcionamento, por isso, é importante que as pessoas denunciem, porque só assim podemos combater este tipo de comércio ilegal,” destacou Márcio.

Gerson Afonso acrescentou que ações como essa é imprescindível para resguardar a saúde do consumidor. “É importante as pessoas tomarem conhecimento sobre a origem e qualidade dos produtos que levam às suas mesas, pois podem causar sérios riscos à saúde humana,” alertou.

A Adapec dispõe de um disque denúncia onde qualquer cidadão pode denunciar a produção e comercialização de produtos de origem animal clandestinos. O número do Disque Defesa é 0800-631122.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça determina retorno imediato do prefeito de Augustinópolis afastado do cargo
Próximo artigoConsiderações básicas sobre o conteúdo da comunicação no período de pré-campanha, por Valci Ribeiro