Davi Mendes surpreendeu-se com uma visita inesperada, no domingo, 2, quando viu chegar à Fazenda Vale dos Pássaros, localizada em Almas, – em uma área de difícil acesso, mas muito apreciada pelos ecoturistas –, o governador Mauro Carlesse. O Chefe do Poder Executivo não se intimidou com a difícil trilha que dá acesso à propriedade e seu principal atrativo, a Cachoeira do Urubu Rei, uma das belezas naturais do município localizado a 306 km de Palmas, na região turística das Serras Gerais.

Esta visita encerrou uma viagem relâmpago de Mauro Calesse a três municípios de potencial turístico reconhecido no estado do Tocantins. Acompanhado pelo secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e responsável pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, o Governador esteve ainda em Rio da Conceição e Ponte Alta (Jalapão), onde visitou os atrativos dessas localidades.

“A proposta do Governador foi discutir, com os empreendedores locais da confluência com o Jalapão e das Serras Gerais, as possibilidades de incrementar o turismo na região”, revela Tom Lyra, lembrando que além de conversar com pequenos empresários, conhecer as estruturas de seus empreendimentos e experimentar a culinária local, foi possível avaliar as necessidades de melhorias, como instalação de passarelas e estruturas de proteção. “O governador Mauro Carlesse entende que há muito a ser feito e assumiu o compromisso de buscar recursos que viabilizem essas melhorias”, completa Tom Lyra.

A primeira parada, ainda no sábado, 1º de fevereiro, ocorreu na Pedra Furada, 35 km distante de Ponte Alta do Tocantins (156 km de Palmas). O local, que já serviu de cenário para novela, encanto por suas formações rochosas, costuma ser o primeiro atrativo visitado pelos turistas que fazem a rota tradicional do Jalapão.

Distante cerca de 90 km de Ponte Alta, a Cachoeira da Fumaça é uma das belezas da região, mas não tem acesso liberado à visitação turística, por estar em uma área de proteção delimitada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo Tom Lyra, o Governador considerou viável solicitar, ao órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, a liberação do local apenas para visitação contemplativa, já que a cachoeira, que possui 35 metros de altura por 45 de largura e forte correnteza, não oferece pontos para banho.

O dia foi encerrado no município de Rio da Conceição, a 374 km da Capital, onde o destaque é a Lagoa da Serra, cujas águas apresentam-se cristalinas e mornas no início da manhã. No Restaurante Quintal de Casa, o governador Mauro Carlesse conversou com a proprietária Eliene Lima e aprovou seus planos de construir uma pousada. Acompanharam essa visita o prefeito Mauro Junior e o vereador José Divino.

Ministro

Ao longo da viagem, o governador Mauro Carlesse e o secretário Tom Lyra mantiveram contatos frequentes com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que se tornou um dos defensores do desenvolvimento do setor no Tocantins, desde suas visitas ao Estado em 2019. Em áudio, enviou mensagem enfatizando seu carinho pessoal pelo Tocantins e a disposição de trabalhar em prol da região. “No que depender da gente, vamos trabalhar pra deslanchar o turismo tocantinense”, garantiu.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSuperintendente do Procon Tocantins assume vice-presidência do Colégio de Ouvidores
Próximo artigoPassageiro brinca que tem coronavírus e avião faz viagem de 1.600 km de volta ao Canadá