Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Detento é aprovado no vestibular da UFT
    TOCANTINS

    Detento é aprovado no vestibular da UFT

    Por Norte do Tocantins6 de fevereiro de 2020
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Reeducando R. S. D. R realizando a matrícula para o curso de matemática na UFT
    Reeducando R. S. D. R realizando a matrícula para o curso de matemática na UFT

    Através do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos Privados de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem PPL), um reeducando da Cadeia Pública de Arraias, administrada pela Secretaria do Estado de Cidadania e Justiça, foi aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 6º lugar para cursar matemática presencial na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Arraias.

    O reeducando concluiu o ensino fundamental e médio dentro do sistema prisional, através do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), e prestou o Enem PPL por duas vezes, sendo classificado para o curso de licenciatura em matemática. “Comecei a estudar exclusivamente para o Enem PPL com materiais didáticos fornecidos pelos professores do EJA Prisional e por familiares. Esse conteúdo específico para o Enem me ajudou a compreender melhor a prova e conseguir uma boa nota”, explicou o reeducando aprovado, R. S. D. R, 28 anos.

    1. D. R é a segunda pessoa da sua família a conseguir aprovação em uma universidade. “Estou muito feliz de ter a chance de recomeçar a minha vida. Cursar ensino superior era um sonho que parecia impossível, hoje está sendo realizado graças a oportunidade que tive de estudar no EJA Prisional”, relatou o reeducando com alegria sobre sua conquista.

    Para o diretor da Cadeia de Arraias, Weudes Taveira Araújo, a educação é um forte instrumento de ressocialização. “Possibilitar que eles tenham acesso à educação, garante a reintegração social desses presos. Cursar ensino superior trará uma nova oportunidade de mudança de vida”, disse o gestor. Este ano, 478 pessoas privadas de liberdade do sistema prisional fizeram as provas do Enem PPL e 269 tiveram pontuações aptas para efetuar inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

    Frequentar as aulas

    O assistente administrativo, Fabiano Gandara, que tem acompanhado o reeducando nas etapas do processo seletivo, explicou que para o reeducando frequentar a universidade é necessário autorização judicial, sendo que já foi solicitada e está sendo aguardada. “Ele já está com a matrícula feita e liberação do juiz está praticamente efetivada”, disse.

    Gandara conta ainda que outros apenados da unidade que também prestaram Enem PPL aguardam na lista de espera para serem chamados. “Há outros 12 reeducandos na lista de espera, alguns com notas muito boas, porém os cursos que escolheram tiveram nota de corte muito elevada”, explicou.

    Enem PPL

    O Exame Nacional do Ensino Médio para Adultos Privados de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem PPL) avalia o desempenho do participante que concluiu o ensino médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao ensino superior por meio de programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Além disso, contribui para elevar a escolaridade da população prisional brasileira.

     

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorCasal é preso com 1 kg de crack em Araguaína
    Próximo artigo Contrário à Bolsonaro, governo do Maranhão é o que mais arrecada com impostos sobre combustíveis
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Senadora Professora Dorinha garante pagamento de mais de R$ 29,1 milhões e fortalece rede de saúde em 26 municípios do TO

    23 de abril de 2026

    ‘Quando descobrem, mandam embora’: vendedor que viralizou em Palmas denuncia demissão após epilepsia

    23 de abril de 2026

    CONFIRMADO! Rally dos Sertões volta a Porto Nacional volta a Porto Nacional para impulsionar turismo e economia local

    23 de abril de 2026

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    Senadora Professora Dorinha garante pagamento de mais de R$ 29,1 milhões e fortalece rede de saúde em 26 municípios do TO

    23 de abril de 2026

    Fernanda Hofmann, vencedora do Festival de Compositoras do Tocantins, lança single sobre amor não correspondido

    23 de abril de 2026

    ‘Quando descobrem, mandam embora’: vendedor que viralizou em Palmas denuncia demissão após epilepsia

    23 de abril de 2026

    Emenda de Léo Barbosa viabiliza aquisição de ônibus para Crixás do Tocantins

    23 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.