A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 26, a OPERAÇÃO DESPLANTE II, visando prender em flagrante suspeitos que aliciavam servidores públicos dos SINEs estaduais com o objetivo de conseguir chaves de acesso e senhas dos sistemas do seguro-desemprego para realizar inserções de requerimentos falsos.

As investigações tiveram início com o recebimento de denúncia relatando que membros da organização criminosa ofereciam propina para servidores públicos do SINE no valor R$ 10.000,00 (dez mil reais) por semana, em troca do fornecimento de senhas de acesso dos sistemas do seguro-desemprego.

De posse das senhas de acesso, a organização criminosa inseria milhares de requerimentos de seguro-desemprego fraudulentos nos sistemas em nome de cidadãos, também cooptados pela organização, para receber as parcelas.

Não é possível valorar o montante do prejuízo evitado, tendo em vista que na posse do login e senha a ORCRIM pode inserir centenas de requerimentos falsos, normalmente de cinco parcelas cada e no valor máximo do benefício que é em torno R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) cada uma. Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de Corrupção Ativa e Organização Criminosa tipificados no artigo 333 do Código Penal e artigo 2º da Lei 12.850/2013

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVereador de Palmas apresenta PL que institui a Semana Municipal de Ações Voltadas à Lei Maria da Penha
Próximo artigoRicardo Ayres quer audiência pública para debater condições de funcionamento e estrutura de barragens no TO