Rio Araguaia em Araguatins
Rio Araguaia em Araguatins

Araguatins, Aurora do Tocantins e Lajeado melhoraram seu desempenho na economia do turismo. Os municípios subiram sua classificação no Mapa do Turismo Brasileiro, de acordo com dados atualizados do Ministério do Turismo (MTur). O Tocantins possui 40 municípios com classificação de ‘A’ a ‘D’.

De acordo com o superintende de Desenvolvimento Turístico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp, o Mapa avalia a evolução dos destinos turísticos de acordo com o aumento no número de empregos através do turismo, da ampliação de estabelecimentos formais de hospedagem ou do fluxo de turistas domésticos e internacionais. “No Tocantins nós temos sete regiões turísticas. E essa categorização é um meio de acompanhar o desenvolvimento dessas regiões e de direcionar o investimento público de acordo com o grau de evolução do turismo no município”, acrescentou.

O resultado reflete o trabalho que o Governo do Estado, por meio da Seden, junto com os municípios realizam para desenvolver o potencial de cada região turística. “Já elaboramos o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), documento que direciona o investimento público e privado para o desenvolvimento do turismo, de três regiões do Estado: Serras e Lago, que inclui o município de Palmas; Encantos do Jalapão e Lagos e Praia do Cantão”, destacou.

James diz ainda que estão sendo realizados os estudos para a elaboração dos PDITS das outras quatro regiões turísticas, que são: Bico do Papagaio, Vale dos Grandes Rios, Serras Gerais e Ilha do Bananal. “Com esses documentos será possível conhecer mais a fundo as potencialidades, os eixos de desenvolvimento prioritários e quais são os investimentos necessários para avançar o turismo nessas regiões”, reforçou.

Investimento

As regiões que já possuem PDTIS estão com investimentos programados em infraestrutura, qualificação profissional e em fomento a segmentos turísticos potenciais, diagnosticados no estudo, como a observação de aves e a pesca esportiva. “Deve ser lançado ainda este ano o edital de permissão de uso do circuito de arvorismo do Parque Estadual do Cantão”, revelou o superintendente.

Deve ser implantado ainda o Observatório do Turismo, projeto que levantará indicadores e dados que permitirão produzir informações acerca da atividade turística e que ajudará no desenvolvimento programas para essas regiões.

Por meio do programa Turismo Legal, ainda neste mês, técnicos da Seden e do Naturatins visitarão os atrativos do Parque Estadual do Jalapão para a elaboração dos projetos de infraestrutura para a mitigação dos impactos ambientais. “Com o aumento do número de visitantes, o Governo está preocupado com a manutenção da qualidade ambiental dos atrativos e com a sustentabilidade desse desenvolvimento, esta ação visa promover a regularização dos atrativos naturais dentro do parque do Jalapão”, pontuou.

Atrativos

O município de Lajeado, localizado a 54 km de Palmas, possui morros, serras, cachoeira, balneário e um traço marcante do artesanato do Tocantins. Os principais atrativos naturais de Lajeado são o Morro do Leão, o Morro do Segredo, o Mirante da Serra do Lajeado, o Balneário Ilha Verde.

Araguatins possui praias de água doce banhadas pelo rio Araguaia. O nome da cidade é a combinação dos dois grandes rios Tocantins e Araguaia, que se encontram na região do Bico do Papagaio.  Além das praias de areias finíssimas e brancas, Araguatins possui ilhas temporárias e permanentes e ainda cachoeiras.

Situado na região sudeste do Estado, a 535 km de Palmas, Aurora do Tocantins é a única cidade do Tocantins onde o sol nasce mais tarde, devido às elevações rochosas em volta do seu território, criando uma luminosidade especial. Daí a origem do nome. Dentre seus muitos atrativos naturais, como serras e cavernas, destaca-se o Rio Azuis, o menor rio do mundo.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantinópolis: Polícia identifica detento que ameaçou delegado de morte
Próximo artigoPintos atraem jiboia com mais de 2 metros para quintal de casa em Araguaína