O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) participou nesta quinta-feira, 15,  ao lado do ministro Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, do governador Marcelo Miranda (MDB) e de diversas lideranças da cerimônia de abertura da Colheita de Grãos no Estado do Tocantins – Safra 2017/18.

O parlamentar destacou a importância do evento e reforçou a sua defesa da cadeia produtiva de grãos no Estado. “Meu amigo e colega de partido Blairo Maggi tem sempre nos atendido quando o assunto é o desenvolvimento do agronegócio tocantinense. Com a sua vinda aqui neste evento ele pode confirmar a importância de apoiar o nosso Tocantins, que tem a soja como maior destaque na produção grãos do Estado”, destacou.

Em sua fala, Maggi falou sobre a produção na Fazenda Bacaba, local em que ocorreu a colheita inaugural, e destacou a pontencialidade de todo o Tocantins. “Uma fazenda como essa tem 17 mil hectares de lavoura, gerando centenas de empregos. E esses empregos geram outros tantos na cidade em setores de alimentos, de transporte. E isso vai transformando o Tocantins. Um estado que tem arrecadação melhor pode fazer frente, por exemplo, aos seus programas sociais e a outros compromissos”, disse.

Já Miranda destacou a importância do diálogo que vem sendo feito pelo Estado com o Governo Federal, especialmente com o Ministério da Agricultura. “Tenho a certeza de que não somente a produção de grãos marcará o diálogo com o MAPA [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento], mas todos os setores ligados ao desenvolvimento da agricultura, da pecuária e do abastecimento no Tocantins”, apontou.

O evento ocorreu no município de Caseara e foi organizado pela parceria entre Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro-TO).

Aprosoja

Presidente da Aprosoja, Mauricio Buffon também falou sobre importância das parcerias para a manutenção da produção de grãos no Estado. “A Agricultura produz renda e, para continuarmos crescendo, contamos com o apoio do Governo nas questões ligadas à infraestrutura logística. Na esfera nacional, uma das importantes discussões é a Lei Kandir, essa é a nossa maior defesa, que não se mexa nessa lei”, pontuou.

Dados

De acordo com dados divulgados pelo Mapa, o último levantamento da Conab apontou para uma colheita no Tocantins de mais de 4,4 milhões de toneladas de grãos em 1,4 milhão de hectares. A soja representa 63,4% da produção do estado, seguida do milho (19,6%) e do arroz (14,4%). Em 2017, o Tocantins exportou mais de 2,3 milhões de toneladas e movimentou mais de UU$ 809 milhões de dólares. A soja foi responsável por mais de 79% das exportações do estado.

Presença

Também prestigiaram o evento os deputados estaduais Valderez Castelo Branco; Valdemar Júnior; Nilton Franco; as deputadas federais Dulce Miranda e Professora Dorinha; o senador Ataídes Oliveira; a prefeita de Caseara, Ildislene Santana; o presidente da Câmara de Vereadores, José Bonfim; o Superintendente Federal da Agricultura, Rodrigo Guerra; o Presidente do BASA, Marivaldo de Melo; o vice-presidente da FAET, Paulo Carneiro; os representantes do grupo LOCKS e proprietários da Fazenda Bacaba, Itamar e Samuel Maggi; o Secretário do Ministério da Agricultura, Coronel Castilho e diversas autoridades estaduais.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPresidente do Hospital do Câncer de Barretos pede mais esforço do Tocantins em prol da obra em Palmas
Próximo artigoEmendas de Valderez fomentam economia de Municípios durante Carnaval