Tamanduá
Veado campeiro

Após serem resgatados pela equipe técnica da Agência Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do município de Gurupi, dois animais foram levados nesta quarta-feira, 1º, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado em Araguaína. Os animais foram resgatados durante esta semana. Um deles um veado campeiro, no povoado do Trevo da Praia, em Gurupi. E outro, um tamanduá mirim, também naquela região.

De acordo com o coordenador da Agência, Antônio Carlos Pakalolo, o veado é um animal adulto e foi atropelado na zona rural. “O veado foi atropelado por um morador, que por cerca de quatro meses cuidou dos ferimentos do animal. Agora como o bicho está em boas condições de saúde, o morador telefonou ao Naturatins, pedindo que façamos o resgate”, contou.

Considerando a situação, o gestor da Unidade disse que o melhor seria levar o veado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Araguaína. “Como o bicho acabou ficando domesticado, temos que levá-lo para o Cetas, porque apesar de ser adulto não tem o costume de viver sozinho na natureza”, enfatizou.

Tamanduá

Já em relação ao tamanduá mirim, o animal é um filhote de no máximo seis meses e também sofreu um atropelamento, próximo a uma rodovia na região de Gurupi. O atropelamento ocorreu em uma estrada vicinal há aproximadamente três quilômetros da BR 242, rodovia que liga Gurupi a cidade de Peixe, a cerca de 10 km do centro de Gurupi, próximo à ferrovia Norte – Sul.

Depois de passar por cuidados veterinários foi verificado que o animal tinha apenas escoriações leves abaixo das axilas e das patas dianteiras. “Quando foi administrado um remédio antifúngico com antibiótico. E agora o filhote está bem e será encaminhado ao Cetas”, informou o coordenador.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorWanderlei Barbosa fala em nome de todos os deputados em posse da nova mesa diretora
Próximo artigoValderez comemora regularização da Vila Norte, Vila Cearense e Vila Piauí em Araguaína