O senador Ataídes Oliveira: Não há regra regimental ou legal que imponha a suspeição
O senador Ataídes Oliveira: Não há regra regimental ou legal que imponha a suspeição
O senador Ataídes Oliveira: Não há regra regimental ou legal que imponha a suspeição

“Estou extremamente decepcionado com esse colegiado. Não há, de forma alguma, motivo para essa impugnação”, afirmou o senador Ataídes Oliveira, logo após ser destituído da relatoria do processo contra o senador Delcídio do Amaral no Conselho de Ética do Senado, na noite dessa quarta-feira, 25. A defesa do ex-líder do governo Dilma Rousseff, enrolado nas investigações da Operação Lava Jato, pediu a impugnação de Ataídes por ele ser do PSDB, partido que apoiou publicamente a representação contra Delcídio.

Ataídes argumentou que foi regularmente sorteado como relator e que não existe qualquer regra regimental ou legal que imponha a suspeição ou o impedimento de parlamentar que integra partido adversário daquele a que pertence o representado. A regra de impedimento, lembrou ele, refere-se expressa e unicamente ao membro do partido político representante.

“Não há qualquer referência a bloco parlamentar ou a seus integrantes”, acrescentou. A petição representação contra Delcídio foi assinada por dois partidos: PPS e Rede. O apoio do PSDB foi informal.

Se houvesse alguma lógica no questionamento da defesa do senador Delcídio, ponderou Ataídes, o Conselho de Ética teria que reconhecer nulidade grave no processo que cassou o mandato do senador Demóstenes Torres, já que o relator da representação, naquele caso, foi o senador Humberto Costa, do PT, adversário ferrenho dos democratas.

“Seria um relatório técnico e não político”, confidenciou Ataídes, cuja competência e seriedade foi ressaltada pelos demais membros do Conselho de Ética.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMarcelo Miranda recebe integrantes do Parlamento Amazônico em reunião sobre desenvolvimento sustentável
Próximo artigoPolícia apreende armas de fogo, motocicleta roubada e prende envolvidos em Nova Olinda, Colinas e Araguaína