Elenil da Penha (PMDB)
Elenil da Penha (PMDB)
Elenil da Penha (PMDB)

O deputado estadual Elenil da Penha (PMDB) defendeu na sessão ordinária desta quinta-feira, 05, mais agilidade na formação das comissões permanentes da Assembleia Legislativa (AL). Para o parlamentar, quanto antes definidas, melhor, uma vez que somente depois que forem escolhidos os membros dos colegiados, será possível retomar as discussões sobre as matérias já presentes na Casa. “Estamos caminhando muito devagar na construção das comissões. A situação do estado é delicada, há muitos problemas para debatermos e soluções que precisamos buscar. Não podemos perder tempo. Nós precisamos dar uma resposta para a sociedade, agir com firmeza e coerência,  atendendo, assim, aos propósitos para os quais fomos eleitos”, argumentou.

Durante sua fala, Elenil  lembrou a situação do Hospital Regional de Araguaína (HRA), o maior da região norte do Tocantins, que, enfrenta problemas que vão desde a falta de medicamentos até a desativação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “A situação é caótica. E eu sei disso porque, além de ter visitado o hospital em várias oportunidades, minha esposa trabalha lá, é enfermeira concursada do estado. Faltam insumos e medicamentos, há carência de profissionais, os leitos não são suficientes, a estrutura não atende a demanda. E estes problemas, veja só, se repetem em outras unidades hospitalares do estado. São antigos. Como deputados, temos que ter pulso firme para cobrar do governo, iniciativas que mudem essa realidade”, afirmou.

Elenil informou que, na próxima semana, irá formalizar um convite ao atual Secretário de Saúde , Samuel Bonilha, para comparecer à Assembleia Legislativa. “Como está há mais de um mês no comando da Sesau, acredito que o Samuel já deva ter identificado os principais problemas da saúde pública no Tocantins. Queremos saber o que secretaria pretende fazer para resolver a situação caótica dos nossos hospitais. A população está cansada de esperar por providências. Precisamos agir, e já!”, declarou o 2º Secretário da Casa.

Sobre as comissões

A Assembléia Legislativa do Tocantins conta, atualmente, com 11 comissões permanentes. Elas têm funções legislativas e fiscalizadoras. No cumprimento dessas duas funções básicas, de elaboração das leis e de acompanhamento das ações administrativas, no âmbito do Poder Executivo, as comissões promovem, também, debates e discussões com a participação da sociedade, sobre todos os temas ou assuntos de seu interesse.(Ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorToma posse nova diretoria do Sebrae nesta sexta-feira,6
Próximo artigoMPE pede condenação de servidora pública por farsa de candidatura em eleição