Presidente do Sistema CNA / FAET / SENAR, senadora Kátia Abreu
Presidente do Sistema CNA / FAET / SENAR, senadora Kátia Abreu
Presidente do Sistema CNA / FAET / SENAR, senadora Kátia Abreu

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional Tocantins (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA / FAET / SENAR, senadora Kátia Abreu, inicia os atendimentos do programa Útero é Vida, abrindo as atividades do ano de 2014, nesta sexta-feira, 7, no Projeto de Assentamento Boa Vista de Belém, em Ponte Alta do Bom Jesus, região Sudeste do Tocantins, e no sábado, 8, no posto de saúde do município. Os atendimentos terão início a partir das 7h.

A senadora Kátia Abreu, responsável por levar os exames de prevenção ao câncer do colo do útero e de próstata aos produtores rurais e suas famílias em todo o país, reafirma que a prevenção é a melhor forma de combater esta doença na área rural. “Quanto mais cedo for detectado o problema, mais chance estes homens e mulheres terão de ficar curados, por isso criamos este programa, que leva saúde a quem precisa e de forma gratuita”, destacou a senadora.

O PROGRAMA

O programa Útero é Vida realiza exames de prevenção ao câncer do colo do útero, através do exame Papanicolau (PCCU). Já o programa Porque Saúde é Amor faz exames de prevenção ao câncer de próstata através da coleta de sangue para realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA). Os exames são realizados em consultórios móveis na Carreta da Saúde.

Para fazer o exame Papanicolau as pacientes devem não manter relações sexuais por pelo menos 48 horas e os homens por 72 horas, além de não ingerir bebida alcoólica e não andar a cavalo ou bicicleta por, no mínimo, 24 horas.

 (Ascom faet/senar)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputado federal Eduardo Gomes acompanha prefeitos em audiência
Próximo artigoMP irá ouvir a população de Campos Lindos, Barra do Ouro e Goiatins nos dias 10,11 e 14 deste mês