Mulheres conseguiram derrubar um portão do Presídio São Luís 2
Mulheres conseguiram derrubar um portão do Presídio São Luís 2
Mulheres conseguiram derrubar um portão do Presídio São Luís 2

Além do princípio de motim registrado nesta quinta-feira (6) em unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, momentos de tensão também foram registrados fora das unidades prisionais. Sem maiores notícias, familiares de detentos chegaram a derrubar parte do portão que dá acesso ao Presídio São Luís 2.

Segundo a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), os familiares – a maioria formada por esposas e namoradas de detentos – tiveram acesso apenas ao estacionamento da unidade, mas foram contidos pela Polícia Militar.

A tentativa de motim durou quase cinco horas, quando os detentos atearam fogo em colchões e quebraram grades das celas dos presídios São Luís 1 e 2. O comandante do Batalhão de Choque da PM, tenente-coronel Raimundo Sá, afirmou que entre cinco e seis detentos tiveram ferimentos provocados por estilhaços e balas de borracha.

De acordo com a polícia, o movimento é uma reação ao trabalho de revista diário e mais criterioso que está sendo realizado nos estabelecimentos penais de São Luís. Vinte e dois celulares foram encontrados pelos agentes nas revistas às celas, além de várias armas brancas.

Parte do portão por onde familiares tentaram acesso à unidade
Parte do portão por onde familiares tentaram
acesso à unidade

Também foram registrados momentos de tensão entre os internos da Central de Custódias de Presos de Justiça (CCPJ). A Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informou que a situação foi contida por policiais e que não ganhou repercussão dentro da unidade.

Com esta, sobe para três o número de motins registrados em São Luís somente em 2014. O primeiro foi registrado no dia 16 de janeiro, na Central de Custódia de Presos de Justiça de Pedrinhas, quando seis celas tiveram grades cerradas e cadeados quebrados. O segundo ocorreu no Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas, no início da noite do dia 23, também após uma revista.

 (g1 maranhão)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSindicato Rural de Araguaína oferece cursos gratuitos em parceria com Senar-TO
Próximo artigoRecurso que pede cassação do Governador Siqueira Campos e seu vice está na pauta desta 3ª do TSE