prefeito de nazare
prefeito de nazare
prefeito de nazare

Clayton Paulo (PTB), prefeito de Nazaré, cidade da região do Bico do Papagaio encaminhou nota à imprensa onde denuncia os abusos políticos que acontecem no município, de acordo com o prefeito “os cabides de emprego nos chamados currais eleitorais, ainda existe no Tocantins, mais precisamente, em Nazaré”, diz.

Segundo Cleyton Paulo os entraves na municipalização, principalmente na área da educação estariam sendo provocados por uma pessoa que desde 1989 detém o poder na cidade e que desde 2009, não aceita o fracasso das urnas em Nazaré, ele estaria se referindo ao deputado estadual Raimundo Moreira (PSDB), o deputado tenta impedir a transferência de vários alunos para a rede municipal com o objetivo de manter cerca de mais de 30 contratos temporários em escolas estaduais de Nazaré.

Confira a íntegra da nota enviada pelo prefeito Cleyton Paulo

A municipalização do ensino e os entraves políticos

Desde que assumi a Prefeitura de Nazaré, venho tentado, embora sem sucesso, dar à educação o destaque que merece. Várias mudanças foram implantadas na tentativa de melhorar a qualidade do ensino municipal. No entanto, a caminho inverso, o Poder Estadual, sempre é um espinho no caminho a ser percorrido.

Explico.

Não existem mudanças que não exija recursos para promovê-las. Recursos humanos, materiais, físicos, estruturais, dentre outros. Quem é gestor público municipal sabe que o repasse do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) depende do número de matrículas de cada sistema. Daí a importância da municipalização para o financiamento da educação nos municípios.

No Tocantins só há municipalização nos locais onde atenda aos anseios dos políticos e não da população. Os “cabides” de emprego nos chamados “currais” eleitorais, acreditem, ainda existe em nosso meio, mais precisamente, em Nazaré. Num Estado em que a matéria da vez é dizer que não se tem dinheiro para pagar servidores há um caso gritante de desperdício de dinheiro público, simplesmente para bancar o orgulho de uma pessoa que desde 1989 detém o poder em minha cidade, e que desde 2009, não aceita o fracasso das urnas.

Duas Unidades Escolares, com menos de 300 alunos, distante uma da outra apenas 5 km, ligadas entre si com asfalto novo, prédios modernos e amplos, acreditem, possuem mais de 30 (trinta) contratos temporários, sendo que, com a municipalização, esse número cairia para menos de 10 (dez), uma economia gigantesca para quem diz não ter dinheiro. Outro benefício direto seria o fortalecimento da rede municipal que precisa de recursos para se sustentar. Os alunos não teria prejuízo pois os veículos são novos e com manutenção em dia.

Temos que financiar o transporte escolar do Estado, que desde o governo passado, mesmo com a responsabilidade constitucional, não faz os repasses periódicos, ou seja, sempre há atrasos, não havendo prioridade.

Temos que pagar pelo menos o piso salarial aos professores, reajustado anualmente, sem mesmo saber de onde virão os recursos.

Precisamos proporcionar aos alunos e servidores salas de aula e ambiente escolar com um mínimo de conforto, só que isso custa dinheiro. E os materiais? A merenda? Uniformes?

Temos que avançar rumo à modernidade. Regredir não dá. Desarmar quem se municia de desculpas esdrúxulas para conseguir o que quer em detrimento de um projeto duradouro e consistente.

Não dá para melhorar a educação municipal sem recursos. Não dá para promover mudanças sem a ruptura com velhas práticas demagógicas e ditatoriais. O bom político aceita o resultado das urnas, caso acredite na democracia. O bom homem sabe que a vida na terra é passageira.

Não fazer nada é covardia!

 

CLAYTON PAULO RODRIGUES

Prefeito de Nazaré – PTB

Membro Titular do Conselho Estadual do FUNDEB

Vice-presidente Estadual do PTB

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEm protesto pelos buracos nas ruas de Colinas moradores plantam árvores nas ruas
Próximo artigoUFT é alvo de denúncia por cobrar mensalidades de pós-graduação