Deputada Josi Nunes (PMDB)
Deputada Josi Nunes (PMDB)
Deputada Josi Nunes (PMDB)

A deputada estadual Josi Nunes(PMDB) usou a tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira,25, para repercutir os últimos acontecimentos na saúde do Tocantins.

A parlamentar citou o relatório feito pelo Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Tocantins (DPE) que após inspeção realizada no estoque regulador da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins, apontou várias situações que indicam má utilização do dinheiro público, gestão inadequada do local e mal acondicionamento de medicamentos e insumos para saúde. “Visitaram de surpresa o almoxarifado onde está o estoque regulador da Saúde e encontraram medicamentos desorganizados, vencidos, misturados com outros dentro do prazo de validade, em um ambiente sujo, sem refrigeração, expostos ao sol e a chuva e higiene inadequados. Anestésicos, fraldas, medicamentos, leite especial, tudo que o povo esta precisando nas unidades hospitalares, o desgoverno deixa vencer nos galpões do Estado”,pontuou.

Para a deputada, esses acontecimento seriam uma “prova” da má gestão. “Esta situação é prova de má gestão, ineficiência, desorganização, desperdício do patrimônio publico, descaso com quem precisa do SUS no Tocantins”,criticou.

Ao relembrar alguns casos, a parlamentar disse ainda, que os problemas e as justificativas são as mesmas desde o inicio da atual gestão. “Desde 2011 os problemas e são sempre os mesmos. Falta de medicamentos, falta de segurança, equipamentos quebrados, demora nos atendimentos e as justificativas são licitações, fornecedores e nenhuma solução”, salientou.

Lamentando a situação, Josi ressaltou ainda, que é preciso mais investimentos na saúde do estado tanto em infraestrutura quanto em pessoal. “ Precisamos encontrar alternativas para que esse governo faça, pelo menos nestes últimos meses, alguma coisa que alivie o sofrimento da população que necessita do SUS”, finalizou.

Audiência Pública

No final do ano passado , através de requerimento solicitado pela deputada Josi, os parlamentares aprovaram a realização de Audiências Públicas para discutir a saúde nas três maiores cidades do Estado. Em Araguaína, o evento foi realizado no ano passado e a deputada adiantou que neste próximo mês, serão realizadas as audiências em Gurupi e Palmas.

 (Mª Antônia Perdigão)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorServidores da saúde de Buriti retomam greve nesta terça-feira
Próximo artigoDe olho no período de carnaval Celtins realiza palestra sobre Direção defensiva