DIvulgação

O empresário Oswaldo Stival faleceu em Goiânia neste domingo, 7, aos 92 anos. Ele é pioneiro no Tocantins e pai dos empresários Oswaldo Stival Junior, José João Stival e Edwaldo Peixoto Stival.

Em 1980, Oswaldo Stival iniciou suas atividades de agropecuarista e industrial na região norte de Goiás, nos municípios de Gurupi e Araguaçu, hoje sul do Tocantins. De 1988 a 1992 foi prefeito de Nova Veneza (GO). No dia 10 de outubro de 1991 foi condecorado com a Ordem do Mérito Consular, pelo governo de Pernambuco.

Em 1995, Oswaldo Stival marcou sua história em Gurupi participando da reabertura do Frigorífico de Gurupi e hoje é cooperado na Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu).

Já em 2000 foi eleito mais uma vez prefeito de Nova Veneza, criando o “Festival Italiano de Gastronomia e Cultura”, que abrangia todo Centro-Norte do Brasil, resgatando a origem italiana do município.

No dia 17 de março de 2006, o empresário foi condecorado com a Ordem do Mérito Anhanguera, pelo governo de Goiás, e no dia 31 de maio de 2012 recebeu do governo da Itália a Comenda da Ordem da Estrela da Solidariedade.

Em sessão solene em 17 de dezembro de 2012, na Câmara de Gurupi, Stival foi homenageado com o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense. E, no dia 30 de novembro de 2023, recebeu o título de Cidadão Tocantinense da Assembleia Legislativa do Estado.

Atualmente, a Cooperfrigu gera cerca de 800 empregos diretos e exporta para mais de 170 países.

(CT)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorWanderlei Barbosa é o 2º governador mais bem avaliado do Brasil
Próximo artigoEm Araguaína, Polícia Civil prende mulher foragida da justiça do estado de Goiás