Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Tocantins registra três casos de H3N2 e Saúde reforça medidas de prevenção e vigilância
    NORTE

    Tocantins registra três casos de H3N2 e Saúde reforça medidas de prevenção e vigilância

    Por Norte do Tocantins3 de janeiro de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    Após confirmação de três casos de Influenza A (H3N2) no município de Palmas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) emitiu alerta aos demais municípios para aumentarem as medidas de prevenção e vigilância da doença. Em documento encaminhado aos 139 municípios a Pasta relata a ocorrência de casos de influenza sazonal no Estado e chama atenção dos gestores para a maior incidência no período chuvoso. O alerta é devido a casos de surtos que estão ocorrendo em outros Estados que podem ocasionar lotação nas unidades de Saúde.

    Os técnicos da SES-TO reforçam as medidas de prevenção para os grupos mais vulneráveis como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidades, que podem apresentar um risco maior de desenvolver complicações devido à doença, sendo que a melhor maneira de se prevenir é com a vacinação anual.

    O cenário epidemiológico da Influenza no Estado do Tocantins não apresentava casos confirmados até o final de Dezembro de 2021. No entanto, na semana epidemiológica 51 houve a confirmação de três casos de influenza A (H3N2), de residentes do município de Palmas: 01 caso com histórico de viagem ao Estado de São Paulo, 01 caso de vínculo familiar ao caso anterior e 01 caso sob investigação de contato.

    O gerente das Doenças Transmissíveis da SES-TO, Rhonner Uchôa reitera o alerta aos profissionais atuantes nos serviços de saúde para que fiquem atentos ao monitoramento dos prováveis casos de gripe/Influenza nos indivíduos de todas as idades, especialmente naqueles que apresentem sinais de agravamento. “Todos os pacientes com Síndrome Gripal (SG) e com condições/fatores de risco devem ser orientados a retornar ao serviço de saúde para revisão do quadro clínico, quando deverão ser reavaliados quanto aos critérios de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou outros sinais de agravamento”, disse.

    A diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), Jucimária Dantas, explica que, de acordo com  recomendações do Ministério da Saúde (MS), a investigação para Influenza é realizada por meio do teste de RT-PCR – painel para vírus respiratórios, exclusivamente em amostras de pacientes com SRAG hospitalizados (Síndrome Respiratória Aguda Grave). “Outra forma de monitoramento da circulação viral é a seleção/coleta de cinco amostras semanais de casos de SG (Síndrome Gripal) atendidos nas duas unidades sentinelas no Estado do Tocantins – UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte e Sul, do município de Palmas”.

    Rhonner Uchôa informa ainda que não há indicação do uso da vacina como bloqueio vacinal de contatos de casos de Influenza, e que  a mesma desde julho de 2021 foi liberada para população geral estando disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

    Medidas de prevenção

    • Higienização frequente das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
    • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
    • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
    • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar. No caso de não haver água e sabão, usar álcool gel;
    • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
    • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
    • Adotar sempre a etiqueta respiratória;
    • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de Influenza;
    • Manter os ambientes bem ventilados;
    • Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
    • Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
    • Intensificar ingestão de líquidos;
    • Usar máscaras.

    Dados de Influenza no Tocantins

    Em 2020, o Tocantins registrou 22 casos de H1N1, 01 caso de H3N2 e 25 casos de Influenza B. Já em 2021 foram confirmados 03 casos de H3N2 no município de Palmas e outros casos continuam em investigação.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorMais de 2 mil jovens tocantinenses já se inscreveram para o projeto de primeiro emprego To Mais Jovem
    Próximo artigo No Bico, Governador Wanderlei Barbosa acompanha e conversa com famílias prejudicadas pelas cheias do Rio Tocantins
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.