Perfurações para construção das fundações da nova ponte sobre o Rio Tocantins são iniciadas

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), inicia, nesta terça-feira, 26, as perfurações para construção das fundações da nova ponte sobre o Rio Tocantins, na TO-255, em Porto Nacional.

Os técnicos e os equipamentos de uma empresa especializada chegaram ao Tocantins durante o final da semana passada e já foram instalados no local da obra.

Nessa segunda-feira, 25, a perfuratriz foi montada e testada. Além disso, também foi realizado todo o trabalho topográfico com a demarcação dos locais de perfuração.

De acordo com a secretária da Infraestrutura e presidente da Ageto, Juliana Passarin, nessa etapa,  serão realizadas as perfurações a seco. “Essa é uma primeira etapa. As perfurações serão na parte seca, mas já estamos preparando os equipamentos para iniciar os trabalhos na área submersa”, destaca.

A gestora explica que a balsa, que será utilizada na realização dos trabalhos dentro do lago já está sendo montada no local. “A previsão é de que consigamos terminar a montagem nos próximos dias e assim iremos colocá-la na água”, afirma.

Outros serviços

Além das fundações, a Rivoli do Brasil, empresa responsável pela obra, já iniciou a produção das grandes vigas de concreto que serão utilizadas na nova estrutura.

Ao todo, estão em fase de construção as 94 vigas de 43 metros, altura equivalente a um prédio de 15 andares, e 120 toneladas.

As peças estão sendo fabricadas no canteiro de obras instalado às margens da TO-050, entre Porto Nacional e Silvanópolis. No local também serão construídas outras peças pré-moldadas de pequeno e médio porte.

Emprego

Conforme explica a secretária Juliana Passarin, existe a expectativa de que a obra gere, de maneira gradativa, cerca de 500 empregos diretos. “A maioria das vagas serão destinadas aos moradores de Porto Nacional, e isso irá fomentar a economia da região”, enfatiza Juliana Passarin.

A nova ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 m de armação de concreto e 400 metros de aterro. O valor do investimento é de R$ 149 milhões, provenientes de uma operação de crédito realizado pelo Governo do Tocantins com o Banco de Brasília.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador Carlesse participa da eleição do novo presidente do Fórum de Governadores do Brasil Central
Próximo artigoTocantins acumula mais de 100 mil casos confirmados da covid-19 e quase 89 mil pacientes recuperados desde o início da pandemia