Prefeitura de Guaraí

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Guaraí, expediu no dia 15, recomendação administrativa à prefeita do Município de Guaraí, Fátima Coelho, para que promova a imediata exoneração do secretário de agricultura, meio ambiente e recursos hídricos, Hugo Nunes Coelho. O secretário é condenado em ação judicial transitada em julgada.

A nomeação de Hugo, segundo o Ministério Público, viola o princípio da moralidade, disposto no art 37, caput, da Constituição Federal, que estabelece que não serão nomeados, designados ou contratados, a título comissionado, para o exercício de funções cargos e empregos públicos na administração pública direta e indireta do Poder Executivo e Legislativo os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado pelos crimes contra a administração popular, a fé pública, a administração pública e ao patrimônio público, as finanças públicas e ordem tributária, bem como os praticados por associação criminosa.

Hugo Nunes Coelho foi condenado à pena de dois anos de reclusão e vinte dias-multa, substituída por duas restritivas de direitos, pelas práticas de crimes de estelionato e associação criminosa. Os delitos foram cometidos entre os anos de 2014 e 2015 na cidade de Guaraí, quando juntamente a outras quatro pessoas, Hugo obtinha vantagem ilícita na concessão de cotas de cartas de consórcio contempladas por instituição financeira.

O promotor de Justiça Adriano Zizza concedeu o prazo de 10 dias para que a prefeita responda acerca do acatamento da recomendação e advertiu que o desatendimento poderá ensejar a adoção de medidas judiciais cabíveis. (Denise Soares)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCorpos são resgatados no lago em Porto Nacional
Próximo artigoFiscalização apreende veículo por transporte clandestino de passageiros no Norte do Tocantins e autua motorista